Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 26 de Junho de 2.019

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Clique

Prev Next

Notícias

APRESENTAÇÃO: Baseado em livro de Manoel de Barros, Espetáculo para bebês de 6 meses a 3 anos vem a MT

12/06/2019 às 07:30

 
Um espetáculo inspirado no livro ‘Memórias inventadas – para crianças’, do poeta Manoel de Barros, e voltara para bebês de seis meses a três anos de idade circula por Mato Grosso nos meses de maio e junho. A Rondonópolis, ‘Achadouros’ chega nos próximos dias 21, 22 e 23 de junho. Além disso, a peça, que tem patrocínio da Petrobrás Distribuidora S.A, passa por Primavera do Leste e Alta Floresta.


As atrizes Caísa Tibúrcio e Nara Faria convidam o público a se aventurar com elas em seu "quintal imaginário", sob a direção de José Regino. O cenário é formado por um pequeno cercado de madeira, envolto em mais de 4 mil sacolas plásticas. Por meio de encenação poético-teatral e da exploração da linguagem não verbal, a peça propõe uma reflexão sobre a chegada do ser humano ao mundo e sobre sua capacidade transformadora e criativa.

De acordo com a assessoria, o espetáculo é resultado de um trabalho autoral desenvolvido em Brasília, em agosto de 2015, num processo de criação colaborativa entre Regino, Caísa e Nara. Durante o processo de criação, os idealizadores estudaram e mergulharam no universo infantil em visitas a uma creche. O resultado desse aprendizado foi essencial para a montagem.

"A primeira infância é um lugar onde o jogo poético surge de brincadeira. Nela, encontramos fecundo material para o 'fazer artístico', pois, nessa fase, o espanto com as coisas 'óbvias' da vida é evidente. As crianças estão em 'estado de poesia', a linguagem e o corpo estão ainda brincando na sua formação", afirma José Regino. O diretor também já realizou projetos teatrais para crianças da primeira infância e bebês, como Panapanã e Alma de Peixe.

Desde a sua estreia em Brasília, em agosto de 2015, a peça já passou por festivais brasileiros e encenou em teatros e creches do Distrito Federal e outros estados, como São Paulo, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Pernambuco. Foi contemplado com o Prêmio SESC do Teatro Candango 2015 como Melhor Espetáculo Infantil, além de ter recebido Menção Honrosa do 4º Prêmio CBTIJ de Teatro para Infância 2017.

Em Mato Grosso, cada sessão da peça terá também um bate-papo com a equipe no final. Além das apresentações o projeto oferecerá, em cada cidade, a oficina ‘Desmontagem artística’, ministrada pelo diretor José Regino, com o objetivo de abordar os princípios e condutas utilizados para a construção teatral dirigida à primeira infância, tendo como referência básica o processo de montagem do espetáculo.

O projeto ainda prevê um intercâmbio cultural com um grupo local de cada cidade: Teatro Faces de Primavera do Leste, Teatro Experimental de Alta Floresta e Cia Art'Arteiros de Rondonópolis. Todas as atividades serão gratuitas graças ao Programa Petrobras Distribuidora de Cultura.

O Programa Petrobras Distribuidora de Cultura é uma seleção pública que tem por objetivo contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria do Ministério da Cultura. No último edital foram investidos 15 milhões de reais. Ao todo, foram escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do país, com apresentações em todos os estados.

Toda apresentação disponibilizará equipamentos e profissional de tradução simultânea em audiodescrição para 10 deficientes visuais. O trabalho de audiodescrição transforma imagens em palavras, possibilitando que cenários, figurinos, personagens e ações sejam conhecidos pelas pessoas com deficiência visual.

Serviço

Espetáculo Achadouros - Teatro para bebês
21, 22 e 23 de junho de 2019
Sexta às 19h, sábado às 15h e 19h e domingo às 15h
Oficina Desmontagem artística
23 de junho de 2019
Domingo das 08h às 12h
Sesc Rondonópolis
Entrada franca

Fonte: Da Redação - Isabela Mercuri