Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 19 de Agosto de 2.019

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Clique

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

EVENTO: Assistentes sociais debatem o combate ao racismo e Direitos Humanos em série de eventos no MT

15/05/2019 às 09:00

EVENTO: Assistentes sociais debatem o combate ao racismo e Direitos Humanos em série de eventos no MT 
O mês de maio está repleto de atividades planejadas pelo Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (Cress/MT) que debaterão o combate ao racismo e os Direitos Humanos. Em alusão ao dia do Dia do/a Assistente Social, celebrado no dia 15 de maio, acontecerão palestras gratuitas entre os dias 15 a 24 de maio, nas cidades de Cuiabá, Cáceres e Rondonópolis. E no dia 16 de maio a entidade realizará o 1º Seminário Estadual de Direitos Humanos, das 7h30 às 18h, na Adufmat – UFMT, na capital.

Segundo a presidente do Cress/MT, Andreia Amorim, os eventos ocorrem em um momento em que os direitos dos trabalhadores/as têm sido extremamente impactados pelo desmonte do Estado com as reformas trabalhista e da previdência. “Sabemos que pela origem escravocrata e colonial do nosso país os negros acabam sendo os mais prejudicados com esses desmontes. Por isso queremos incentivar a promoção de ações de combate ao racismo no cotidiano profissional de assistentes sociais, ampliando a percepção sobre as diversas expressões do racismo”, afirma.

Na abertura das ações em comemoração ao Dia do/a Assistente Social, Cuiabá recebe no dia 15 de maio, palestra gratuita sobre o combate ao racismo: “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro”. O evento acontece, a partir das 17h, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A assistente social e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Magali da Silva Almeira será a palestrante. A profissional é doutora em Serviço Social e possui trajetória de pesquisa sobre relações sociais de raça/etnia, gênero e classe e discriminações correlatas; políticas de promoção da equidade étnico-racial e de gênero entre outros.

Já no dia 21 de maio será a vez de Cáceres. O evento acontece a partir das 13h, no Fórum de Justiça do município. A facilitadora e agente fiscal do Cress/MT, Ana Paula Fonseca, comandará a mesa “Estratégias de fortalecimento e organização de Assistentes Sociais da região”. E a presidente do Conselho, Andréia Amorim, debaterá o tema: “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano”.

E encerrando a programação em alusão ao Dia do/a Assistente Social, Rondonópolis receberá no dia 24 de maio, a partir das 13h, palestras no campus da Universidade Federal de Mato Grosso. A facilitadora e agente fiscal do Cress/MT, Daniella Campos falará sobre “Estratégias de fortalecimento e organização de Assistentes Sociais da região” e presidente do Conselho, Andréia Amorim, debaterá o tema: “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano”.

De acordo com a porta voz da Comissão de Organização do Dia do/a Assistente Social, Tatiana Refosco, os eventos do Dia do/a Assistente Social tem o objetivo de reafirmar o compromisso da categoria no combate ao racismo, assim como propicia um momento de reflexão e debate sobre a atual conjuntura de retirada e ameaça aos direitos sociais.

“A cada ano fazemos um rodízio de cidades e este ano Cuiabá, Cáceres e Rondonópolis, regiões que abarcam um grande número de profissionais, receberão a programação especial. Convidamos assistentes sociais, estudantes do curso de Serviço Social e graduados a participarem da palestra de abertura com a doutora e professora, Magali Almeida e dos demais eventos. O combate ao racismo vai ao encontro dos princípios do nosso Código de Ética, ao colocar o trabalho da categoria em defesa dos direitos de toda classe trabalhadora e denunciar todo tipo de opressão e exploração”, afirma.

SEMINÁRIO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS

O 1º Seminário Estadual de Direitos Humanos, que acontece no dia 16 de maio na Adufmat – UFMT, terá a pauta étnico-racial de tema central. O objetivo do evento é de fomentar diálogos, reflexões e ações de enfrentamento e combate ao racismo.

Segundo a coordenadora da comissão de Direitos Humanos e membro da comissão organizadora do Seminário, Suzi Costa, o evento refere-se a uma das ações prioritárias do Conjunto CFESS-CRESS no eixo Ética e Direitos Humanos para 2017- 2020. “Convidamos os/as assistentes sociais de Mato Grosso a participarem do evento e a debaterem a pauta étnico-racial. Além disso, queremos mobilizar profissionais a participarem do 2º Seminário Nacional sobre Direitos Humanos, que está agendado para os dias 8 e 9 de agosto em Salvador/BA”, afirma.

A programação do Seminário conta com palestras no período matutino sobre “Conservadorismo, Direitos Humanos e Racismo”, com a assistente social, Magali da Silva Almeira. Além dela participa da mesa o assistente social e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rian Ferreira Rodrigues. O palestrante possui mestrado em Serviço Social pela UFRJ, e sua dissertação foi intitulada “Raça em classe: um estudo sobre racismo, ideologia, consciência e emancipação”.

No período vespertino será a vez de debater as “Relações de raça/etnia em Mato Grosso: o papel do Estado e dos movimentos sociais no enfrentamento as violações de direitos humanos” com o a Secretaria Adjunta de Direitos Humanos (SADH), Salete Morockoski, do Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), Manoel Francisco, do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE), Antonieta Costa e da Organização de Mulheres Indígenas de Mato Grosso/ TAKINÁ, Eloenia Leando Ararua.

Em todos os eventos, Dia do/a Assistente Social e Seminário Estadual, as inscrições são gratuitas e serão realizadas nos locais dos encontros. As vagas são limitadas.

PROGRAMAÇÃO DIA DO/A ASSISTENTE SOCIAL

CUIABÁ

15/05/2019 (Quarta-feira)

Local: Auditório do Centro Cultural (UFMT)

17h – Credenciamento

18h – Exposição do vídeo da campanha de 2019 do Conjunto CFESS-CRESS;

18h15 – Mesa de Abertura: CRESS-MT/ ABEPSS/ ENESSO

18h30 – Mesa: “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano”

Palestrante: Magali da Silva Almeida (UFBA)

Palestrante: Andreia Amorim (CRESS/MT)

Coordenação: Tatiana Refosco (CRESS/MT)

20h – Debate

20h30 – Divulgação da nova sede

21h – Coquetel em Comemoração aos 35 anos do CRESS/MT

CÁCERES

21/05/2019 (Terça-feira)

Local: Fórum de Justiça – Comarca de Cáceres

13h – Credenciamento

13h30 – “Estratégias de fortalecimento e organização de Assistentes Sociais da região”.

Facilitadora: Ana Paula Fonseca (CRESS/MT)

16h – Mesa: “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano”

Palestrante: Andréia Amorim (CRESS/MT)

RONDONÓPOLIS

24/05/2019 (Sexta-feira)

Local: UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso

13h – Credenciamento

13h30 – “Estratégias de fortalecimento e organização de Assistentes Sociais da região”.

Facilitadora: Daniella Campos (CRESS/MT)

16h – Mesa: “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano”

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO ESTADUAL

16/05/2018 (Quinta-feira)

Local: ADUFMAT/ UFMT (Campus Cuiabá)

7h30 – Credenciamento/ Inscrições

8h – Mesa de Abertura: CRESS-MT/ ABEPSS/ ENESSO

8h30 – Mesa “O conservadorismo, direitos humanos e racismo”

Magali da Silva Almeida (UFBA)

Rian Ferreira Rodrigues (UFRJ)

11h – Debate

12h – Almoço

13h30 – Mesa “Relações de raça/etnia em Mato Grosso: o papel do Estado e dos movimentos sociais no enfrentamento as violações de direitos humanos”.

Salete Morockoski (Secretaria Adjunta de Direitos Humanos/ SADH)

Manoel Francisco (Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial/ CEPIR)

Antonieta Costa (Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso/ IMUNE)

Eloenia Leando Ararua (Organização de Mulheres Indígenas de Mato Grosso/ TAKINÁ)

FOTO: Divlgação



Fonte: socialclub