Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 23 de Abril de 2.019

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Clique

Prev Next

Notícias

EXPOSIÇÃO: Cuiabá recebe exposição 'O Egito sob o olhar de Napoleão'

15/04/2019 às 10:00

 
A exposição é gratuita, tem classificação livre e pode ser conferida até o mês de maio.

Cuiabá recebe exposição 'O Egito sob o olhar de Napoleão

A exposição do Itaú Cultural, que já percorreu diversas capitais brasileiras, entra em cartaz em Cuiabá na próxima quarta-feira (17), às 20h. A exposição é gratuita, tem classificação livre e pode ser conferida até o mês de maio.

Cuiabá está novamente na rota das grandes exposições nacionais. Na próxima quarta-feira (17), a partir das 20h, a Galeria de Artes Lava Pés recebe a exposição 'O Egito sob o olhar de Napoleão', na Coleção Itaú Cultural.

Exposição 'O Egito sob o olhar de Napoleão' 
A exposição apresenta um deslumbrante acervo voltado ao conhecimento científico no período das grandes conquistas napoleônicas. E esse é apenas um dos aspectos formidáveis dessa exposição que traz à luz, o movimento apoiado por Napoleão Bonaparte, no século 18.

Sobre a exposição

O fascínio que a cultura egípcia exerce sobre todos os povos do planeta corrobora com os esforços cumpridos pelo grupo de homens recrutados em 1798 por Napoleão para a campanha do Egito. A tarefa desses bravos homens era registrar, coletar, descrever e reproduzir uma infinidade de espécimes da fauna e da flora, além é claro, dos aspectos culturais da terra dos faraós.

A mostra, que tem a curadoria de Vagner Carvalheiro Porto, expõe descobertas que são fruto da expedição de Napoleão Bonaparte ao Egito, reunidos em uma coleção com trabalhos de estudiosos sobre a arqueologia, a topografia, a religião e a história daquele país.

Também fazem parte dessa exposição reproduções fotográficas realizadas com base nas matrizes de cobre pertencentes ao Museu do Louvre, em Paris.

Para nossa sorte, tais esforços, no entanto, culminaram na publicação da obra Description de l'Egypte, sem dúvida, o mais importante estudo sobre a região, realizado naquele século. Mais de 200 anos depois, essa obra chega até Cuiabá.

A Galeria de Artes Lava Pés está localizada na Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, Duque de Caxias, em Cuiabá, aberta ao público de segunda à sexta-feira, sempre das 8h às 18h.

Fonte: G1 MT