Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 23 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

DESTAQUE: Sinop completa hoje 44 anos de fundação

14/09/2018 às 11:30

 
A maior cidade do Nortão e quarta maior de Mato Grosso completa, hoje, 44 anos de fundação e 39 de emancipação política. É feriado municipal. Com mais de 139 mil habitantes (dados oficiais do recente censo do IBGE), cerca de 90 mil eleitores, se tornou polo regional e referência em diversos segmentos comerciais e está entre as regiões consideradas de alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Pólo educacional, comercial e no setor de saúde, Sinop também está entre as cidades que mais geraram empregos este ano (mais de 2 mil de janeiro a julho)

A colonização, liderada por Enio Pipino, João Pedro de Carvalho, Uli Grabert, ocorreu em uma área inicial de 198 mil hectares e com acesso pela BR-163, que é uma das principais rodovias do país. É resultado da política de ocupação da Amazônia Legal, desenvolvida pelo Governo Federal na década de 1970. O nome veio das letras iniciais da colonizadora que projetou a cidade: Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná (Sinop). As famílias pioneiras vieram em sua maioria dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e começaram a chegar nos anos de 1972 e 1973. O maior contingente de migrantes ocorreu em 1975.

Conforme Só Notícias já informou, em comemoração ao dos 44 anos de fundação e 39 de emancipação política da cidade a prefeitura programou uma extensa festa. Hoje, durante o encerramento terá o desfile cívico a partir das 16h.

As atividades com inaugurações, festivais, competições esportivas e shows começaram no dia 8, com padre Alessandro Campos. Ontem, ocorreu a Marcha para Jesus com show do grupo de louvor Diante do Trono.

Também está sendo realizada a tradicional Festa das Nações, feira gastronômica organizada pelas entidades do município, onde todo o lucro obtido foi revertido para ações beneficentes que vão ao encontro da política de cada entidade.

Fonte: Redação Só Notícias