Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 22 de Setembro de 2.018

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Clique

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

DESTAQUE: Em Cuiabá, japonesa faz sucesso cantando samba e bossa nova

13/06/2018 às 10:00

 
Akane Iizuka

Akane Iizuka nasceu em Osaka, segunda maior cidade do Japão, localizada a cerca de 500km de Tóquio. Há cerca de três anos, no entanto, vive em Cuiabá, cantando samba e bossa nova em diversos eventos, e tentando aprender melhor o português.

A japonesa veio para o Brasil depois que seu marido na época (agora ex), que vivia no Japão, decidiu voltar. Com seu filho de sete anos, foi para São Paulo, onde ficou por sete meses, até que ele foi transferido para Cuiabá. Por aqui, começou a cantar no Mundaréo. “O dono é nosso amigo há muito tempo, o conhecemos no Japão”, contou Akane ao Olhar Conceito. “Comecei a cantar em barzinho, e foi aparecendo trabalhos em barzinhos, festas particulares, festas de casamento...”.

Quando vivia na ‘terra do sol nascente’, Akane já cantava, e fazia jingles, e era acostumada com jazz, blues e, é claro, música japonesa. Por aqui, se apaixonou pelo samba, MPB e bossa nova, além do pop rock nacional. “Como eu comecei a cantar aqui em Cuiabá, comecei a cantar samba, agora estou estudando e estou muito apaixonada por música brasileira. Mas como sou estrangeira é difícil pra cantar, a pronúncia, a dicção, o ritmo, totalmente diferente. Quero conseguir mais, quero alcançar”, comenta.

Enquanto estuda e aprende, ela admira o povo brasileiro, que a acolheu. Para a cantora, é surpreendente ver a animação das festas. “Eu tenho admiração por vocês, brasileiros. Vocês fazem festa direito, [são] muito alegres. As pessoas aproveitam, se divertem bastante, comem.... e quando vocês fazem as festas, a preocupação é só essa, não tem nada. Vocês tem concentração em se divertir, isso é muito bom, tenho muita admiração por isso. Não se preocupam, não pensam em incômodos, é um povo bem diferente do japonês”, afirma.

Atualmente, Akane namora com Claudiney Neves, violonista que a acompanha nos shows, e que também é do núcleo de choro da Polícia Militar. Além da ‘voz e violão’, eles têm um terceiro companheiro, que toca bateria em festas mais animadas – quando se apresentam como ‘Banda Akane’.



Serviço

Akane Iizuka
Telefone para contratação: (65) 98414-0795

Fonte: Da Redação - Isabela Mercuri