Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 29 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

INSCRIÇÕES: Curso gratuito de contação de histórias tem inscrições abertas em Cuiabá

24/05/2018 às 07:30

 
Um curso voltado para formar contadores de histórias será realizado em Cuiabá durante o mês de junho. Ministradas pela referência no desenvolvimento de projetos de estímulo à leitura, Alicce Oliveira, as aulas são voltadas tanto para agentes escolares quanto para artistas e pessoas que querem promover momentos especiais em família.

‘Seja um contador de histórias’ acontece nos dias 2, 9, 16 e 23 de junho, das 8 às 17h, no Auditório do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário online (AQUI https://bit.ly/2KhX6C8) até o dia 28 de maio. Ao todo, são disponibilizadas 40 vagas.

Ao fim do curso, o dia 28 de junho, todos os participantes farão apresentações no Auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFMT, voltadas ao público escolar de quatro regiões da cidade, e serão avaliados pela performance.

De acordo com a assessoria, o curso prioriza a ponte entre a teoria e a prática para o desenvolvimento de atuações narrativas em espaços de leitura. Serão realizadas dinâmicas, troca e experiências, roda de histórias e discussões, além de aulas expositivas, atividades de preparação do Contador de Histórias, análise de textos literários e vídeo sobre a Arte de Contar Histórias e pesquisa, elaboração e preparação das histórias.

“Antes utilizadas como registro histórico, na contemporaneidade, têm se firmado como eficientes ferramentas educacionais e artísticas. Hoje reconhecida no mundo para além de um ofício, uma profissão”, afirma Alicce sobre a contação de histórias. “Entre pais e filhos, a exemplo, essa interação fascina o cinema. A gente sempre vê essa cena clássica de alguém, o universo mágico que se desnuda a partir de uma leitura que desperta sensações. Mas a contação de histórias pode ser ferramenta eficiente quando interage com a arte-educação, com as artes cênicas, música e até com os cenários de livrarias e bibliotecas”, destaca.

Alicce também assume a coordenação artística do projeto, que tem Jan Moura na produção de arte, Mazé Oliveira, responsável pela produção executiva e fotos de Fred Gustavos.

Além do curso, Alicce também apresenta em escolas do município os ‘Mitos e Lendas do Rio Cuiabá’, contando histórias de seres fantásticos e de pescadores. A iniciativa faz parte do projeto Seja Um Contador de Histórias, selecionado no edital do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura/2017 da Secretaria de Cultura do município, e que conta com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso.

Mais informações na FAN PAGE e no SITE.

Fonte: Da Redação - Isabela Mercuri