Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 19 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

APRESENTAÇÃO: Sexteto de Metais da Orquestra se apresenta neste domingo (20) no Centro Cultural

19/05/2018 às 10:30

 
No domingo (20), às 10h, começa no Auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a série de música de câmara da Orquestra da Universidade. A série, que integra a temporada “Cuiabá Tricentenária”, consiste em poucos instrumentistas e destinada a pequenos espaços, com o objetivo de oferecer um novo conceito e horário de música erudita ao grande público. A primeira apresentação será realizada pelo sexteto de metais da OSUFMT e a entrada é gratuita.
O homenageado é o professor aposentado e ex-reitor da UFMT, Benedito Pedro Dorilêo, um dos idealizadores da Orquestra Sinfônica. “A Orquestra foi fruto de muito esforço e engajamento da comunidade acadêmica. Na época de sua criação, instrumentos eruditos, como o oboé, foram trazidos pela primeira vez em solo mato-grossense. Também ajudei a idealizar o Coral da UFMT, e, com isso, proporcionar à sociedade local o contato com a música erudita e de qualidade. Agradeço a homenagem da Administração Superior e da Orquestra que hoje é referência em Mato Grosso, e também reverencio os pioneiros, como o primeiro maestro, Konrad Winner, e o primeiro intendente administrativo, Domingos Vieira de Assunção”, destaca o professor.
O grupo que apresenta a performance no domingo é o Sexteto de Metais. “O sexteto é um dos grupos atuantes há mais tempo na Orquestra, sendo criado em 1994. A formação atual toca junto há cerca de cinco anos. Procuramos, nesta apresentação, oferecer um repertório que transita entre o erudito e popular, nacional e regional, passando pelo regional. O formato foi todo pensado para oferecer música de alto nível para as famílias, de maneira dinâmica”, comenta o líder do sexteto e trompetista, Jader Evangelista Gonçalves. Os demais participantes desta etapa são Benedito Fausto Pereira Borges Filho (trompete), Jorival Ramos de Moraes e Gunarwingrem Júnior, como convidado (trombone), Eurico Rocha de Castro (tuba) e Marcelo Mendonça (bateria e percussão).
Repertório
O programa é composto por 12 peças, entre compositores clássicos, como Tchaikovsky, Giacchino Rossini, Jaques Offenbach, passando pelo jazz (pelas peças “Mood Indigo” e “XIX Julho”) e por faixas consagradas da música popular brasileira e internacional, como “Autumn Leaves”, “Bésame Mucho”, “Garota de Ipanema”, “Wave”, “O bom filho à casa torna”, “Medrosa” e “Trem do Pantanal”. A música regional é evidenciada por músicas de rasqueado selecionadas e da peça “Vuelve Madrecita”, da compositora cuiabana Zulmira Canavarros.

Fonte: UFMT