Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 29 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

DESTAQUE: Tradicional 'Festa do Congo' pode ganhar novo espaço para realização

16/04/2018 às 11:00


Todo mês de julho, acontece na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade (415km de Cuiabá) a tradicional ‘Festa do Congo’. Pensando em valorizar a cultura local e trazer mais comodidade aos moradores e turistas, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), por meio da Central de Projetos, entregou para a prefeitura da cidade um projeto para a construção de um ‘Congódromo’, para realização da festa.

O projeto, orçado em R$ 4.928.260,21, foi concebido pela arquiteta do município de Vila Bela, Anne Caroline Berlandi. A planta inclui estacionamento externo, camarins com vestiário, palco, arena, salas de apoio, lanchonete, sanitários, espaço para exposições e salas administrativas em 1.933,26 m² de área construída.

De acordo com a assessoria, a obra será executada com recursos de convênio com a Secretaria de Estado de Cidades (Secid-MT) em uma área doada pelo executivo municipal. Conforme explicou a gerente de projetos da AMM, Kátia Hermann, a equipe de engenharia da entidade foi responsável pela adequação do projeto original e elaboração dos projetos complementares. “Nós desenvolvemos toda a parte estrutural, elétrica, hidráulica e sanitária, os projetos de prevenção e combate a incêndios, planilha orçamentária e licenciamento ambiental”, relatou.

O projeto possui, também, as autorizações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Meio Ambiente. “A Central de Projetos entregou ao município de Vila Bela o projeto pronto para o processo de licitação”, ressaltou a gerente.

Além da arquiteta, trabalharam no projeto os engenheiros civis Geise Medeiros, Flavia Cunha e Marcos Vinícius Meireles; o arquiteto e urbanista Andre Carvalho; os engenheiros sanitaristas Kaio Cesar Bueno, Bernardo Reis; o engenheiro ambiental Gustavo Fonseca; e o engenheiro eletricista Felipe Xavier.

Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital de Mato Grosso e berço da cultura afro-brasileira no estado. A Dança do Congo foi trazida pelos povos escravizados, que foram levados para a cidade durante o período colonial e lá ficaram, mesmo após a transferência da capital para Cuiabá.

A festa é realizada todos os anos no mês de julho, quando se comemora o dia de São Benedito, o santo negro. A Dança do Congo é uma dramatização de uma disputa entre o Reinado, representado pelo rei do Congo, e pelo embaixador do rei de Bamba e seus soldados rebeldes.

Fonte: Da Redação - Isabela Mercuri