Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 16 de Outubro de 2.018

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Clique

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

PALESTRA: Cáceres recebe o 2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal

16/04/2018 às 10:00

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) promovem de 16 a 18 de abril o 2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade Pantanal de Corumbá-MS.

O Sindicato Rural de Cáceres é o segundo a receber as palestras no dia 16, a partir das às 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.

O objetivo é levar palestras específicas que auxiliem o produtor pantaneiro a melhorar o manejo do gado, produtividade, sanidade animal e rentabilidade na fazenda.

Para o presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira Leite, é uma satisfação receber a delegação da Embrapa Pantanal, Sistema Famato e Acrimat que tem o objetivo de estabelecer uma política de consolidação da pecuária sustentável no Pantanal.

“O Ciclo de Palestras consolida o projeto de integração e de cooperação nos municípios pantaneiros. Estamos trabalhando nessa etapa, com cinco propriedades que vão servir de unidade de referência tecnológica para a difusão de tecnologias já comprovadas, de manejo de cria e recria no Pantanal. Com isso teremos uma bovinocultura sustentável obedecendo os padrões tecnológicos e científicos pesquisados pela Embrapa”, explica o presidente.

As pesquisas da Embrapa comprovam que a pecuária, atividade mais antiga desenvolvida no Pantanal, é autossustentável e preza pelo desenvolvimento e a preservação do meio ambiente. “É fundamental que o nosso Pantanal tenha a cobertura da ciência, que veio para viabilizar essa atividade tão importante para nós pantaneiros. E queremos reafirmar e convidar todos os produtores rurais da região para comparecer no Sindicato Rural de Cáceres, no dia 16/04, às 19h, para as três palestras, que serão muito importantes e vão tratar de princípios essenciais para a pecuária pantaneira”, reforça Jeremias.

Durante o Ciclo de Palestras, a pesquisadora da Embrapa Juliana Corrêa Borges Silva abordará sobre os “Novos resultados com o uso de sêmen refrigerado na IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo)”. Juliana irá apresentar os resultados do projeto de pesquisa financiado pela Embrapa que utiliza o sêmen refrigerado em substituição ao tradicional sêmen congelado.

O pesquisador Urbano Gomes Pinto de Abreu falará sobre os resultados econômicos de sistemas intensificados por meio de IATF e desmama precoce no Pantanal. Urbano irá destacar os efeitos da desmama precoce no Pantanal, o desempenho dos bezerros, o reflexo na reprodução das matrizes e os custos da estratégia de suplementação, visando o aprimoramento e a adaptação desta tecnologia a este tipo de ambiente e outros.

A brucelose bovina será debatida pelo analista de Pecuária da Famato Marcos Coelho de Carvalho. O tema da palestra será “Estratégias de combate à brucelose bovina em Mato Grosso”.

Os encontros também contarão com o apoio da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso.

Além de Cáceres, o ciclo passará em Poconé (16/04), Cuiabá (17/04) e Rondonópolis (18/04).

Para mais informações, o telefone para contato é (65) 3928-4467, na Famato, e (65) 3223-2111, no Sindicato Rural de Cáceres.

O 3º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal está previsto para acontecer no segundo semestre de 2018, desta vez em parceria com a Embrapa Gado de Corte de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

PROJETO FPS – Aproximadamente 12 fazendas localizadas nos municípios de Poconé, Cáceres e Itiquira farão parte do projeto Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS), conduzido pela Embrapa, unidade Pantanal de Corumbá-MS, em parceria com a Famato, Sindicatos Rurais, Senar-MT e Acrimat.

O objetivo do projeto FPS é avaliar os processos produtivos da pecuária de corte para conhecer o nível de sustentabilidade das fazendas, a parte econômica, produtiva, social e ambiental. O programa vai contribuir com a quantificação da produção sustentável no Bioma Pantanal.

SERVIÇO:

CÁCERES
O que: 2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal
Quando: 16 de abril (segunda-feira)
Onde: Sindicato Rural de Cáceres
Horário: 19h
Informações e inscrições: (65) 3223-2111

Fonte: Ascom Famato