Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 29 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

DESTAQUE: Especialista em cinema vem a Cuiabá para bate-papo e mostra de filmes B de Sci-Fi

13/03/2018 às 11:18

 
Carlos Primati

O jornalista, crítico, tradutor, historiador e pesquisador dedicado a tudo que se refere ao cinema de horror mundial Carlos Primati estará em Cuiabá no próximo dia 20 de março, terça-feira, a partir das 19h, para conduzir um bate-papo sobre alguns filmes do ‘Lado B’ da Ficção Científica, que serão exibidos logo em seguida.

Em entrevista ao ‘Mundo Estranho’, o próprio jornalista explicou que os filmes B, apesar do termo ter se popularizado nos últimos anos, “eram produzidos pela unidade secundária dos grandes estúdios, que, nas décadas de 30 e 40, dividiam suas operações. Na unidade A, eram feitos apenas os filmes de destaque, onde brilhavam os maiores astros. As fitas que saíam da unidade B dos grandes estúdios não tinham estrelas, embora nem sempre o orçamento fosse baixo. Essa dupla produção começou durante a crise econômica americana provocada pela queda da Bolsa de Nova York, em 1929. Como os cinemas perdiam espectadores, surgiu a ideia de atrair o público exibindo dois filmes pelo preço de um”.

Alguns destes filmes serão exibidos no Sesc Arsenal após o bate-papo. São eles: Os Malditos (1963), A Ameaça Que Veio Do Espaço (1953), O Planeta Proibido (1956), O Planeta Dos Vampiros (1965), Fuga No Século 23 (1976) e Eles Vivem (1988).

A mostra ‘Sci-Fi’, de acordo com a assessoria do Sesc, traz uma jornada de quatro décadas destes filmes B. A participação no evento é gratuita, mas é preciso se inscrever pelo LINK .

Conhecido por ter organizado o lançamento dos DVDs do Zé do Caixão, ter editado a revista Cine Monstro, trabalhar como tradutor para a editora Darkside, atuar como curador de diversas mostras do cinema de gênero no país e manter a página Filmoteca do Horror Brasileiro, no Facebook, especializada em títulos nacionais do gênero, Primati já publicou artigos em livros sobre a obra do cineasta José Mojica Marins, sobre o Horror no Cinema Brasileiro e sobre o cineasta Carlos Hugo Christensen, firmando parceria com a Heco Produções em mostras dedicadas à produção nacional no gênero. Escreveu ensaios para catálogos das mostras de George A. Romero, da atriz Ruth de Souza e para o centenário de Kirk Douglas.

Serviço

Mostra Sci-Fi
Data: Terça-feira, 20
Horário: 19h
Gratuito / Livre
Inscrições AQUI

Fonte: Da Redação - Isabela Mercuri