Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 29 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

DESTAQUE: Chefs de Cuiabá concorrem a prêmio nacional de gastronomia em evento no Ceará

24/02/2018 às 10:50

 
Os chefs de cozinha Paulo Vitor Lara Leite (Dom Sebastião), Hugo Rodas (Seu Majó) e Anna Pinho (Bistrô de Raiz) são os indicados de 2018 para o ‘Prêmio Dólmã’, um dos mais importantes prêmios da gastronomia brasileira, que será entregue no próximo dia 1 de março, em Fortaleza, no Ceará.

Criado em 2013, o Prêmio Dólmã busca o reconhecimento e a valorização da gastronomia brasileira e dos profissionais dessa área. A Categoria Estadual tem três chefs por estado, indicados por uma Comissão de Pesquisa, indicação popular através do Facebook e Chefs premiados em premiações anteriores.

Diversos chefs mato-grossenses já receberam a estatueta. Em 2014, por exemplo, a premiada foi Ariani Malouf, proprietária do restaurante Mahalo. Já em 2015, foi a vez de André Vitalino Ferreira Coelho, que concorreu com Fernando Mack e Marcelo Cotrim.

“O prêmio nacional Dólmã vem contribuindo diretamente no desenvolvimento e valorização da gastronomia dos estados brasileiros que em uma unicidade representam a gastronomia do Brasil. Após a criação e execução da premiação vários valores foram resgatados e novos valores foram identificados. Indiscutivelmente a premiação Dólmã mudou o cenário gastronômico brasileiro, muitos profissionais tiverem, tem e terão, através de um processo democrático legítimo, a oportunidade de se apresentarem ao cenário gastronômico nacional, independentes de serem ou não premiados. As responsabilidades assumidas, através das indicações, das premiações, da honraria de Chefs Embaixadores e de suas contribuições culturais, turísticas e econômicas, estão elevando a condição de Chef de Cozinha a um novo patamar, inclusive de responsabilidades de estado, na medida em que são reconhecidos e valorizados pela classe de profissionais, pela iniciativa pública e privada, pela imprensa, pelos governos e pelas embaixadas estrangeiras”, afirmou o presidente do Grupo Conforto Gastronômico e do Comitê da Gastronomia Brasileira Geraldo Guerra Junior, em texto publicado na Fan Page do prêmio.

O chef que foi premiado este ano, ganha a titularidade de Chef Embaixador, e passa a fazer parte do processo de indicação e eleição de novos Chefs de Cozinha para o Prêmio Nacional Dólmã, de destinos turísticos para o Rota Gastronomia – Destinos Turísticos, eleição de pessoas, lugares, eventos ou objetos para serem patrimônios gastronômicos e indicações dos locais para se comer bem do Guia Chefs Indicam.
Para votar em seu favorito, clique AQUI.

Fonte: Da Redação - Isabela Mercuri