Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 23 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

EM PORTO DOS GAÚCHOS: Casais oficializarão matrimonio gratuitamente em casamento comunitário em Porto dos Gaúchos

17/01/2018 às 09:40

O casamento comunitário está marcado para acontecer no próximo dia 09 de fevereiro de 2018, e já conta com cerca de 30 casais confirmados.

A realização é uma iniciativa da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com a Prefeitura, Cartório do 1ª Oficio e outros parceiros.

Os interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social para se inscreverem.

Por que casar?

A proposta do casamento comunitário no Brasil surgiu como uma ideia para legalizar a situação dos casais perante a lei que não poderiam pagar as taxas do cartório, um pouco altas para uma boa parte da população. É um serviço para as comunidades tanto para quem não pode pagar as taxas um pouco altas do cartório para casar como para o juiz, que doa seus serviços.

Com a chegada da união estável, alguns casais podem ter dúvida: por que participar de um casamento comunitário no civil? A lei protege os casais com união por um longo período de tempo, mas ainda não é tão simples como o casamento em caso de morte, auxílio e pensão. Quando o casal se separa ou há falecimento, com uma união de longo prazo, é preciso provar que por diversos trâmites e testemunhas que a união existe. Com os papéis em mãos, fica mais fácil.

Fonte: Porto Noticias