Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 19 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

DESTAQUE: Projeto Conexões em Dança, do Sesc, apresenta 4 espetáculos

21/10/2017 às 11:05


O projeto Afeto - Conexões em Dança, do Sesc, termina neste fim de semana em grande estilo com a apresentação de quatro espetáculos. dois deles são os “importados” Poracê - O Outro de Nós e Fluzz, da sul-mato-grossense Cia Dançurbana. O talento local está bem representado pelos grupos Solta Cia de Teatro, que mostra seu “No Quintal, Mundo!”, e Crespa Crew, com “Crioulos”. Todos com entrada franca.

Helton Pérez

Projeto Afeto
A palavra “Poracê”, do Nheengatu (a legítima língua brasileira), significa dança indígena de celebração ou baile, arrasta-pé. A apresentação, que será hoje, às 21h, no teatro do Sesc Arsenal, fala sobre a força do conjunto, uma celebração de estar em comunidade e dos laços com o território. Em cena, experimentando corpos e sons imaginados, os intérpretes propõem formas diversas de ser e estar no mundo.

Provocados por três coreógrafos com experiências distintas, seis intérpretes-criadores também diferentes entre si investigam suas identidades, nomes, origens e relações com o lugar onde vivem: Mato Grosso do Sul. O trabalho reflete questões de diversidade, do perecimento ao lugar, do encontro de fronteiras, da pluralidade de culturas e linguagens que nos atravessam.

A mesma Cia Dançurbana fecha o Afeto no domingo (22), às 18h e às 20h, com “Fluzz”, um espetáculo de dança no qual o corpo é o ponto de partida que aponta para incontáveis direções, pois o caminho é o próprio fluxo. Em cena, seis intérpretes-criadores utilizam técnicas das danças urbanas, dança contemporânea e improvisação para tecer uma rede de conexões. O corpo é o grande comunicador entre pessoas. É pele, sensação, carne, gesto, medo, posição, lugar, espaço.

Mundo à parte

A mato-grossense Solta Cia de Teatro convida o público para reviver um período mágico, a infância, com a peça “No Quintal, o Mundo!”. O espetáculo, que será apresentado às 19h30, com a história do encontro de esperas, saudades e aventuras entre um homem que, aos pés de uma árvore solitária de mil frutos, espera parado, e de um menino, que sempre parado, espera brincando. Num quintal que poderia ser em qualquer lugar do mundo, suas histórias se encontram e se transformam.

Desenvolvido para crianças de todas as idades, apresenta um ambiente lúdico recheado de simbolismo que passeia por todos os elementos da peça e traz a possibilidade de um “encontro” do público com a singeleza das histórias vividas por todos nós. A obra, fruto do desejo do autor de estar em contato com o público mais crítico - as crianças - é acompanhada por uma trilha sonora autoral, composta especialmente para a dramaturgia e que passeia por diversos estilos musicais, das cantigas de roda à música erudita.

Com direção e dramaturgia de Everton Britto, No Quintal, o Mundo! conta no elenco no elenco com Maurício Ricardo, Benone Lopes, Karola Nunes (responsável pela trilha sonora) e Daniel Baier. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos deve ser feita com 1h de antecedência.

Dança

Abrindo a programação de hoje no Afeto o pessoal da Crespa Crew, de Mato Grosso, apresenta “Crioulos”. O grupo, O grupo, formado em maio de 2016, é composto por cinco pessoas que tem o anseio de dançar aquilo que vivenciam: a negritude. Utilizam o Hip Hop Dance e também a Dança Contemporânea como meio para dizer aquilo que só quem é negro tem propriedade para dizer ou expressar.

Desta forma, a Crespa Crew tem como proposta unir a dança com a militância em favor das lutas diárias dos pretos e pretas. Os integrantes creem que muito se fala da cultura/vivência negra, mas pouco se vê os negros em cena. Por isso, a cia tem como proposta levar apenas negros para o palco. A apresentação será às 19h. (Com informações da assessoria)

Fonte: Luiz Fernando Vieira, repórter de A Gazeta