Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 29 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

AFETO – CONEXÕES EM DANÇA 2017: 17 a 22 de outubro - Sesc Arsenal

18/10/2017 às 07:56

 
PALESTRAS: "A DANÇA QUE TE MOVE"

17/10 às 19h | Cinema | Gratuito | 16 anos
"Abertura e mediação: Parágrafo Cerrado (MT) com Thereza Helena, Aline Wendpap, Leandro Brito, Elka Victorino
Encontros e pregnâncias nasceram com o objetivo de desbravar um espaço pouco explorado no Estado de Mato Grosso: a leitura de cena. Foi com a junção de artistas buscando na pregnância o difícil exercício da escuta, que as urgências de se escrever sobre as produções locais encontraram ressonância na tutoria de Beth Néspoli, crítica do Teatrojornal. Com incentivo de Rafael Viana Coutinho do Sesc Nacional as primeiras letras foram registradas e agora, o Festival Zé Bolo Flô 2016, inicia um novo capítulo com esse Parágrafo.

Palestra “Os Benefícios da Dança para a Qualidade de Vida das Pessoas – Para Quê (m) Dançar?”, com Jânio Ribeiro (MT)
Jânio Alves Ribeiro é formado em música pelo Conservatório de Música Cora Pavan Caparelli de Uberlândia-MG. Foi consultor técnico e coreógrafo da Cia de Dança Vôo Livre 2003 a 2014. Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2012). Foi pesquisador bolsista de Pós-Doutorado PNPD/Capes durante o ano de 2013 atuando na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é também professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ-UFMT) da Universidade Federal de Mato Grosso, onde ministra a disciplina Planejamento de Experimentos.

Palestra “Dança: uma possibilidade de criar aprendendo”, com Gladis Tridapalli (PR)
Gladis Tridapalli é artista, pesquisadora e professora. É graduada em dança pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Especialista em Dança Cênica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora, pesquisadora e orientadora do Curso de Dança da FAP. Instituição na qual, realiza o projeto de pesquisa Entretantas Conexão em Dança: problematizando encontros e coordenou os projetos de extensão Paredes são Janelas, Entrenóoutros – dança e comunidade, Sujeitos Dançantes, Arte no e com o cotidiano Universidade Sem fronteiras.


ESPETÁCULO 'DESASTRO' COM DIMENTI PRODUÇÕES CULTURAIS (BA)
18/10 às 20h | Teatro | Gratuito | Livre
Na peça Desastro, é como se os personagens de Star Wars dançassem ao som de David Bowie num episódio dos Power Rangers. Voltada principalmente para os adolescentes, Desastro é uma coreografia neon, um ideia de futuro congelada no passado, um universo de excentricidade espacial, um universo construído a partir de um vômito de luz. Desastro é tão apoteótico quanto um strobo forjado pela mão no interruptor do quarto. Uma peça toda ao som de versões do hit "Space Oddity" de David Bowie.


ESPETÁCULO 'NOSSO LINDO BALÃO AZUL' COM ENTRETANTAS CONEXÃO EM DANÇA (PR)
19/10 às 20h | Teatro | Gratuito | 16 anos
Nosso lindo balão é azul da cor do mar, da água da piscina, da calcinha, da bandeira do Brasil e emerge como tentativa de dançar o que nos afeta num Brasil em ano de golpe, barbáries, violências de diversas formas e caras. Nosso lindo balão azul traz à tona o que em nós é capacidade de imaginar, fantasiar, de tornar fantástico. É o que dá sono e é preguiça. É o que quase explode, mas vira monstro. Repete. Repete, repete e repete na tentativa de sobreviver e resistir a tudo aquilo que nos agride, fere, choca e nos faz rir de tão absurdo. Com bom humor e criticidade, trata de um corpo que resiste e usa da repetição e da redundância para entender a criação em dança. Nosso lindo balão azul é um trabalho da Entretantas Conexão em Dança, por isso, é resultado da continuidade dos motes de pesquisa artística desse coletivo: resistência dançada, humor encarnado e problematização da relação entre público e obra. É inspirado nos teóricos Abraão Slavutzk, Suely Rolnik, David Lapoujade e Boaventura de Sousa Santos e também pelos entornos: pessoas, ruas, encontros, pelo senso comum, pelas conversas no elevador, botequim e telefone, pelas notícias de jornais, pelos absurdos sociais e políticos, pelos estupros de cada dia. Nosso Lindo balão azul quer subir e é convite para decolar junto.

ESPETÁCULO 'A AVE' COM DIAMOND CREW (MT)
20/10 às 19h30 | Teatro | Gratuito | Livre
Dança, vídeo e poema inscritos no espaço, “A Ave” é um espetáculo homônimo à obra icônica de Wlademir Dias Pino. Uma homenagem ao poeta que revolucionou a literatura mundial com seu intensivíssimo. Traço, percurso, transparência... Voo.

Criação: Coletiva.
Elenco: Dejailton Campos, Joel Rodrigues, Catarina Lana e Withilady Bidoia.
Direção Geral: Tatiana Horevicht
Dramaturgia: Juliana Capilé
Música: Roberto Vitório
Direção Vídeo Arte: Luiz Marchetti
Edição de Vídeo: Luiz Marchetti e Juliana Secóvia
Produção: Cia. Pessoal de Teatro
Co-Produão: Diamond Crew

ESPETÁCULO 'NO CORPO OUTRA VEZ' COM GRUPO COMADANÇA (MT)
20/10 às 21h | Salão Social | Gratuito | 18 anos
NO CORPO OUTRA VEZ espetáculo de dança com quatro momentos de intimidades, na qual, metáforas poéticas revelam hábitos e afloram lembranças. Num lugar de um presente que reabsorve o passado e o futuro, um futuro e um passado que dividem a cada instante o presente. Os quatro momentos são permeados por pessoas aparentemente comuns na sociedade, que revelam por meio de uma partitura gestual sutil, minuciosa e dançam. Aparentemente utilizam o mesmo espaço, e percebem distintas subjetividades, como cada um as percorrem, vê e ouve e vivem outra vez.


INTERVENÇÃO 'CRIOULOS' COM CRESPA CREW (MT)
21/10 às 19h | Jardim | Gratuito | Livre
Crespa Crew é um grupo que foi composto por cinco pessoas que tem o anseio de dançar aquilo que vivenciam: a negritude. Assim, todos os integrantes do grupo tem sangue negro correndo em suas veias e utilizam o Hip Hop Dance e também a Dança Contemporânea como meio para dizer aquilo que só quem é negro tem propriedade pra dizer ou expressar. Desta forma, a Crespa Crew tem como proposta unir a dança com a militância em favor das lutas diárias dos pretos e pretas. Os integrantes creem que muito se fala da cultura/vivência negra, mas pouco se vê os negros em cena. Por isso, a Crespa tem como proposta levar apenas negros para o palco. O grupo, que se formou em maio de 2016, já teve a oportunidade de competir em um festival beneficente em Cuiabá- MT, onde os integrantes residem. Neste festival, o grupo obteve segundo lugar em sua categoria - danças urbanas.

ESPETÁCULO 'PORACÊ' COM CIA DANÇURBANA (MS)
21/10 às 21h | Salão Social | Gratuito | 14 anos
A palavra Poracê do Nheengatu significa dança indígena de celebração ou baile, arrasta-pé. “Poracê – O outro de nós” é um espetáculo sobre a força do conjunto, uma celebração de estar em comunidade e dos laços com o território. Em cena, experimentando corpos e sons imaginados, os intérpretes propõem formas diversas de ser e estar no mundo. Provocados por três coreógrafos com experiências distintas, seis intérpretes-criadores também diferentes entre si investigam suas identidades, nomes, origens e relações com o lugar onde vivemos: Mato Grosso do Sul. O trabalho reflete questões de diversidade, do pertencimento ao lugar, do encontro de fronteiras, da pluralidade de culturas e linguagens que nos atravessam.

ESPETÁCULO 'FLUZZ' COM CIA DANÇURBANA (MS)
22/10 às 18h e às 20h | Teatro | Gratuito |14 anos
No mundo em rede de FLUZZ, a trama do(s) corpo(s) é o próprio fluxo. Não há direção programada. FLUZZ desafia o tempo-espaço, as existências, formas, construções. Tudo em Movimento… Quando o físico, o humano e o virtual se misturam O que pode o corpo? FLUZZ é um espetáculo de dança no qual o corpo é o ponto de partida que aponta para incontáveis direções, pois o caminho é o próprio fluxo. Em cena, seis intérpretes-criadores utilizam técnicas das danças urbanas, dança contemporânea e improvisação para tecer uma rede de conexões. O corpo é o grande comunicador entre pessoas. É pele, sensação, carne, gesto, medo, posição, lugar, espaço.

OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA COM ENTRETANTAS CONEXÃO EM DANÇA (PR)
20, 21 e 22/10 das 09h às 13h | Gratuito |Sala de Dança | 16 anos | Inscrições: jpinheiro@sescmatogrosso.com.br (Nome, data de nascimento, telefone e e-mail
Compartilhar os procedimentos de criação em dança vivenciados pela Entretantas conexão em dança na produção do espetáculo “Nosso Lindo Balão Azul”. O humor encarnado, a investigação de estados corporais/estéticos, a resistência dançada e a criação de proximidade entre obra, artista e o público são assuntos-temas a serem abordados nesta oficina. Como estratégias metodológicas, o coletivo aposta em diversos formatos de entrevistas, em sequências coreográficas e na exploração das noções espaço/temporais de aproximação/afastamento, manutenção e oposição como material para elaboração de estados corporais/estéticos. Esta oficina também propõe um estudo teórico-prático de textos, a partir dos temas: coreografia em dança e resistência.

Fonte: SESC MT