Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 29 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

DESTAQUE: Gastronomia cuiabana surgiu do isolamento na Guerra do Paraguai

23/06/2017 às 09:35

 
Sem condições de adquirir alimentos e produtos de fora, os cuiabanos tiveram que consumir somente o que cultivavam durante a Guerra do Paraguai, entre os anos 1864 e 1870. Desse isolamento surgiram alguns pratos típicos da região, como a carne com arroz, denominada 'Maria Izabel', e a carne com banana verde, conforme o historiador e professor em gastronomia Elson Figueiredo.

Durante a guerra do Brasil, Uruguai e Argentina contra o Paraguai, foram suspensas as navegações pelos rios Paraguai, Cuiabá e Paraná. Com isso, a economia ficou parada. "O arroz era produzido às margens do Rio Cuiabá e se criava gado. Então, surgiu a Maria Izabel", disse o cuiabano. "Tem toda uma história e identidade de cada prato. A Maria Izabel, por ser simples, saborosa, agregou valores e não é interessante só na hora do quebra-torto (café da manhã dos cuiabanos)", pontuou.

Assim como a Maria Izabel, os cuiabanos uniram dois produtos que tinham com fartura e criaram outro prato típico, que é a carne bovina com banana verde, também muito produzida na região. "Temos carne com fartura", disse o gastrônomo, ao citar que o peixe também se tornou popular por causa dos rios no entorno da capital mato-grossense. "Tem vários pratos que pensamos ter vindo de outros estados, mas é daquilo que produzimos e relacionados ao nosso bioma", disse.

Entre as sobremesas típicas da época estão o furrundú (veja vídeo ao lado), que é um doce de mamão ralado, e o doce de abóbora com rapadura, mais conhecido como boipá, segundo o historiador. "Era grande o cultivo da abóbora, da mandioca e da banana. Diante disso surgiram os pratos dessas frutas e legumes". Ele exemplificou, dentre os pratos, os guisados de carne seca com abóbora, mandioca, maxixe e quiabo. Na época, como não tinha nenhuma outra forma de refrigeração, a carne era exposta ao sol até ficar seca e guardada para que durasse mais tempo.

Com o passar dos tempos e a chegada de imigrantes italianos, esses pratos começaram a ser modificados. "Os italianos pegaram esses pratos e fizeram algumas mudanças, como o risoto de carne seca com abóbora e banana", explicou. Ele disse se sentir orgulhoso dos pratos regionais ficarem conhecidos em outros estados. "Houve uma reformulação que enriqueceu esses pratos", avaliou.

Na guerra, Mato Grosso foi invadido pelos paraguaios em 1864 e o Brasil unido com os outros dois países unidos enfrentou o Paraguai no ano seguinte.

Fonte: socialclub