Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 25 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

APRESENTAÇÃO: Orquestra da UFMT participa da abertura do Outubro Rosa

29/09/2016 às 10:59

 A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizará, nesta quinta-feira (29), a partir das 19h30, um concerto para abrir a campanha Outubro Rosa. O evento acontece no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, na avenida da Prainha, em Cuiabá e é promovido pela Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso (MTmamma). Para a apresentação, a igreja contará com a iluminação rosa, mote da campanha.

A entrada é gratuita.


A parceria da Orquestra com a MTmamma acontece desde o começo dos trabalhos da instituição em Cuiabá. “Há sete anos a Orquestra faz o concerto de abertura da campanha Outubro Rosa. Além disso, a UFMT se mobiliza internamente e externamente em campanhas sobre o câncer de mama”, explica o regente da Orquestra, maestro Fabricio Carvalho. “A música chega ao coração das pessoas, próxima ao peito, para acarinhar e fazer um gesto de solidariedade às pessoas em tratamento, entendendo que a saúde é física e mental, e a música auxilia nessa caminhada.”

Ainda segundo o maestro, a participação no Outubro Rosa é uma grande ação coletiva da UFMT, por meio da Orquestra, no sentido de levar conhecimento e a boa energia, ao mesmo tempo em que estabelece uma troca, em que a sociedade também se insere na UFMT. “Já adianto que este movimento vai acontecer cada vez mais frequente e sempre com qualidade entre a universidade e a sociedade organizada.”

O maestro explica que é fundamental a participação no Outubro Rosa, pois estabelece um elo entre a universidade e a sociedade organizada, evidenciando o trabalho da instituição de ensino nessa extensão de qualidade em prol da sociedade, utilizando um instrumento de alta capacidade mobilizadora que é a orquestra sinfônica.

O repertório da apresentação será o espetáculo “Trilhas de cinema” e contará, dentre outros, com os temas de “Indiana Jones”, “ET”, “O senhor dos anéis”, “Titanic”, “Poderoso Chefão”, “Piratas do Caribe”, “Cinema Paradiso”, dentre outras. Outro destaque é a execução do tema de “A lista de Schindler”, que contará com o solo do violinista Yllen Almeida, spalla da Orquestra.

Criada, oficialmente, em março de 2009, a MTmamma amigos do peito é reconhecida pelo Estado e pelo município como entidade pública sem fins lucrativos. A campanha Outubro Rosa é uma das formas que a associação tem para arrecadar recursos e manter as atividades voltadas para pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama, chamadas de assistidas, na sede da entidade, em Cuiabá.

Lançada em 2010, desde então, além de incentivar e iluminar de rosa prédios públicos, a associação promove ainda um Bazar Beneficente para a venda de produtos no Shopping Pantanal, palestras educativas em instituições públicas e privadas (agendadas previamente), a Caminhada pela Saúde das Mamas, no Parque Mãe Bonifácia, alerta a população na Praça Alencastro e faz o encerramento da campanha em um jantar beneficente denominado Macarromama, no Cenarium Rural.

Além disso, associados, doadores e colaboradores junto com o trabalho de voluntários contribuem para manter a entidade que oferece, gratuitamente, aulas de hidroginástica, pilates, reiki, meditação, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia. A MTmamma tem ainda o primeiro banco de perucas do Estado.

São parceiros da MTmamma amigos do peito na Campanha Outubro Rosa 2016, a Orquestra Sinfônica da UFMT, Famato, Ice Cola, Pantanal Shopping, Imagens, Todimo, Sala da Mulher – AL, Ypê Serviços Terceirizados, Sônia Bittencourt, Cedi, Cedilab, Help Vida, Pousada dos Ypês, Denise Gomes/Bioestética, Sávio Pereira, água Brunado, Bussiness Prime Hotel, Unimed.

Fonte: UFMT