Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 19 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

ESPETÁCULO: Grupo Flor Ribeirinha apresenta espetáculo Nandaia 2016

30/04/2016 às 11:03

ESPETÁCULO: Grupo Flor Ribeirinha apresenta espetáculo Nandaia 2016 
Data: 30 de abril (sábado)

Horário: 20h

Local: Quintal da Domingas

São Gonçalo Beira Rio - Coxipó

Na Comunidade São Gonçalo Beira Rio, será apresentado o espetáculo Nandaia deste ano. O evento contará com a participação da cantora Ana Rafaela, além da companhia de teatro Cena Onze e da academia Ópera Ballet. O espetáculo terá uma programação especial do grupo Flor Ribeirinha, com entrada franca. No local, serão instaladas diversas barracas com artesanato e comidas típicas.

Conforme Domingas Leonor, dirigente do grupo, será um espetáculo bem formatado e dirigido ao público. O roteiro apresenta uma variedade com as manifestações culturais de Mato Grosso. Segundo ela, a meta é interagir através da história e da vivência da cultura popular. Ela explicou que no conhecimento dos ribeirinhos, o nome Nandaia significa “pássaro” e vem de origem indígena. Nandaia é mais conhecida como uma composição musical de Siriri, que se tornou hino para o folclore cuiabano. “A música que deu o nome ao espetáculo é utilizada principalmente no repasse do conhecimento popular, por meio do canto e da dança regional que vem atravessando gerações”, observou.

Nandaia apresenta uma perspectiva inovadora e valoriza a produção artística, visando o reconhecimento da cultura regional. Neste contexto, Domingas adiantou que o espetáculo homenageia as várias expressões da cultura popular mato-grossense como o Chorado de Vila Bela, Mascarados de Poconé, a Religiosidade, o Rasqueado, o Cururu, o Siriri, além de mostrar personagens como Maria Taquara e outros da Cuiabania. “Este ano, umas das novidades no quintal, durante a apresentação do espetáculo, será a exposição "convertendo em curvas" do artista plástico, Adriano Figueiredo. Vale a pena comparecer ao espetáculo”, recomendou.


FOTO: Divulgação

Fonte: SocialClub / Eventos