Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 23 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

CONGRESSO: UFMT recebe congresso internacional de humor

02/09/2015 às 10:33

CONGRESSO: UFMT recebe congresso internacional de humor Os programas de Pós-Graduação em História (PPGHis) e em Estudos de Cultura Contemporânea (Ecco) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com o Departamento de História e o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), realizarão entre os dias 14 e 16 de outubro o XVI Congresso da Sociedade Internacional de Humor Luso-Hispânico. O evento internacional, que já esteve em grandes centros universitários pelo mundo, será realizado pela primeira vez no Brasil, no Câmpus da UFMT em Cuiabá. Além do apoio da UFMT por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), da Pró-Reitoria de Pós Graduação (ProPG) e do ICHS, a realização tem o selo das agências de fomento Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O congresso é realizado anualmente e promovido a partir de uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo cursos da área de Humanas, em abordagens teóricas sobre o humor, utilizando a linguística, a semiótica, o cinema, a música, a literatura, a internet, os HQ’s, o teatro, os meios de comunicação de massa, a História, dentre outros. Com o objetivo de contribuir para o intercâmbio entre profissionais e estudantes brasileiros e estrangeiros, problematizando as formas de se perceber o Humor em múltiplas áreas de estudo, o evento também representa oportunidade de constituição de redes internacionais de pesquisa com possibilidades de orientações em nível de “pós-graduação sanduíche” e publicações em periódicos internacionais.

A programação principal contará com 10 mesas-redondas e duas conferências, somando-se 34 convidados. Além destas, outras mesas serão organizadas a partir de propostas enviadas por outros sócios e pesquisadores. Estarão reunidos pesquisadores vindos de Portugal, Espanha, França, Itália, Polônia, Estados Unidos, Canadá, Chile, Argentina, México, dentre outros estudiosos do humor nas suas diferentes vertentes.

Haverá também uma premiação para o "Destaque em Pesquisa de Pós-Graduação sobre Humor Luso-Hispânico", do melhor ensaio apresentado por um estudante de mestrado ou em nível de doutoramento, avaliado por um júri internacional, com o valor de R$ 1.500,00, instituído pela Sociedade Internacional para o Estudo do Humor Luso-Hispânico. Também será feita a publicação de livro reunindo trabalhos das mesas-redondas da programação principal.
A participação no congresso é limitada aos membros da Sociedade Internacional para o Estudo do Humor Luso-Hispânico. A quota para se tornar membro é paga no início do evento (R$ 60,00), uma só vez. As inscrições para apresentação de trabalhos serão aceitas até o dia 15 de setembro. Para se inscrever, baixe a ficha de inscrição, e envie para o e-mail humor.luso.hispanico@gmail.com.

Para informações sobre temas, taxas de inscrições e programação acesse a página do evento.


FOTO: Divulgação

Fonte: UFMT