Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 29 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

INSCRIÇÕES: Prazo para inscrição no Prêmio Mato Grosso de Literatura é prorrogado

31/08/2015 às 10:54

 Prazo para inscrição no Prêmio Mato Grosso de Literatura é prorrogado

Prorrogado para o dia 14 de setembro o prazo final para inscrição no Prêmio Mato Grosso de Literatura, que vai apoiar a publicação de projetos literários nas categorias Biografia, Poesia, Prosa e Revelação. Os prêmios somam R$ 200 mil e as inscrições são gratuitas. O certame é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O prêmio visa fomentar a produção literária regional, valorizar e promover a obra de escritores residentes em Mato Grosso. Ao todo serão selecionados dez projetos, sendo duas biografias, duas poesias, quatro projetos em prosa e dois projetos na categoria revelação. Cada projeto vencedor receberá R$ 20 mil que deverão ser investidos exclusivamente na edição e publicação da obra literária.

“Este foi o primeiro de uma série de prêmios que lançamos no último mês. A escolha das obras se dará por comissão técnica formada por profissionais da área, independentes, obrigatoriamente sem ligação com os proponentes, e previmos pelo menos metade dos prêmios para propostas do interior com o objetivo de descentralizar os recursos e dar oportunidade para todos”, afirma o Secretário Leandro Carvalho.

Segundo a assessoria, serão consideradas biografias as narrativas sobre a história de vida de uma pessoa que viveu ou teve alguma relação significativa com o Estado de Mato Grosso. A categoria Poesia será entendida como uma expressão literária livre, construída por versos ou outra forma de organização de palavras, que expressem uma ideia ou sentimento. A prosa corresponde aos trabalhos de criação em contos, coletânea de crônicas, romance, novela, livro infantil ou texto teatral, que possam ser publicados na forma impressa de livro. Já a categoria Revelação é dedicada aos autores estreantes que nunca tiveram livros publicados na forma impressa, nos gêneros poesia ou prosa.

Não há idade mínima para participar do prêmio e cada autor poderá inscrever apenas uma obra literária em uma categoria. Serão aceitas somente aquelas que não tenham sido publicadas, seja de forma impressa ou virtual. Os textos inscritos devem ser inéditos e em língua portuguesa.

A lista com os autores e obras vencedoras será publicada no dia 29 de outubro de 2015 no Diário Oficial e veiculada na internet.

Outras informações sobre o Edital podem ser adquiridas no site www.cultura.mt.gov.br, pelos telefones (65) 3613-0207 ou 3613-0231e também pelo e-mail conselhodecultura@secel.mt.gov.br. (As informações são da Assessoria da Secretaria de Cultura)

Fonte: Da Redação - Patrícia Neves