Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 29 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

ARTES VISUAIS: Exposição fotográfica 'Já fui floresta', de José Medeiros, chega ao Sesc Arsenal

26/03/2015 às 11:02

ARTES VISUAIS: Exposição fotográfica 'Já fui floresta', de José Medeiros, chega ao Sesc Arsenal 
Exposição fotográfica 'Já fui floresta', de José Medeiros, chega ao Sesc Arsenal

O mês de março no Sesc ganha mais uma exposição. Desta vez, ‘Já fui floresta’, do fotógrafo José Medeiros, estará na Galeria de Artes do Arsenal. A relação de José Medeiros com os índios do Xingu começou quando ele trabalhava para a revista Caros Amigos e realizou uma fotoreportagem sobre o suicídio de guaranis no Mato Grosso do Sul. Depois disso, fez levantamento fotográfico em pelo menos dezoito aldeias. Já são vinte anos de convivência.


A série ‘Já fui floresta’, especificamente, aborda a relação dos índios com o mundo globalizado. José Medeiros conheceu o universo dos índios Ikpeng no Médio Xingu e além de fotografá-los, ofereceu também oficinas de fotografia na aldeia e defendeu os direitos daquele povo com a valorização de atributos simbólicos ligados à própria imagem do índio e as raízes de sua cultura.

A mostra já passou por outros países, como Portugal, e ganhou três prêmios, um do Instituto Internacional de Fotografia, em São Paulo, e o outro no 10° Leica-Fotografe , quando ganhou dois prêmios com fotos do ‘Já fui Floresta’ e dois com fotos de ‘O Pantanal de José Medeiros’. A exposição será exibida no Sesc de 27 de março a 8 de maio de 2015.

José Medeiros nasceu em Campo Grande mas mora em Cuiabá desde 1996. Já trabalhou no Diário de Cuiabá, Diário da Serra, e na Folha de São Paulo como freelancer. Seus projetos englobam trabalhos com indígenas e também no Pantanal mato-grossense.

Serviço

Já Fui Floresta
Local: Sesc Arsenal
Data: de 27/03 a 8/05
3ª a sábado das 14h às 17h e das 18h às 21h;
Domingos e Feriados das 16h às 21h


FOTO: Reprodução / José Medeiros

Fonte: Da Redação - Isabela Mercuri