Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 23 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

PALÁCIO DA INSTRUÇÃO: Nilson Pimenta expõe obras

18/12/2014 às 10:56

PALÁCIO DA INSTRUÇÃO: Nilson Pimenta expõe obras O artista plástico Nilson Pimenta, instrutor do Ateliê Livre do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), convida a comunidade para a abertura da exposição “Os detalhistas das artes”, nesta sexta-feira (19), às 15 horas, no Pavilhão das Artes, localizado no Palácio da Instrução, Centro de Cuiabá. A exposição de Nilson Pimenta, de seus filhos, Cherle Rodrigues e Valques Rodrigues, e do artista convidado, Adão Domiciano, ficará aberta ao público até o dia 30 de janeiro, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.

O objetivo é mostrar ao público mato-grossense obras de artes em miniaturas, feitas com base de água - aquarela sobre o papel -, de acrílico sobre papel e giz de cera sobre papel. Estarão expostos cerca de 90 desenhos emoldurados. “Muitos colecionadores compram as obras para dar de presente natalino. Um presente que não perde o valor, só ganha ao passar do tempo. E as aquarelas estão todas emolduradas com vidros, e o tamanho da obra cabe em qualquer parede”, comenta o artista plástico e curador da exposição, Valques Rodrigues.

Sobre os artistas

Nilson Pimenta é um fenômeno da arte popular brasileira. Ele começou a pintar em 1979 e já participou de diversas exposições no Brasil e exterior. Ganhou, entre outros prêmios, o V Salão Jovem Arte-Mato-grossense (Fundação Cultural de MT, Cuiabá, 1981); Bienal Naifs do Brasil (Piracicaba, SP, 1998, 2000/02/04/06); Naive Paitings of Far-Western Brazil (Galeria Izzi, Londres, 2006).

Já a arte em giz de cera sobre o papel de Cherle Rodrigues lembra muito os traços do surrealismo de Pablo Picasso. Valques Rodrigues, com as obras “Cortadores de cana” e “Rede de peixes de pacu e pintado”, faz parte da coleção brasileira de arte, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, coleção de Gilberto Chateaubriand.

Adão Domiciano já ganhou vários prêmios na Bienal do SESC/Piracicaba em São Paulo.

FOTO: Reprodução

Fonte: Da Assessoria