Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 24 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Notícias

MÚSICA: Roda de samba em homenagem à consciência negra

10/11/2014 às 10:43

MÚSICA: Roda de samba em homenagem à consciência negra RODA DE SAMBA RODA DE SAMBA

No próximo domingo (16.11), a partir das 18h, a agenda Kizomba, do MISC (Museu de Imagem e Som de Cuiabá), em parceria com o Garimpagem Cultural, traz em comemoração ao mês da consciência negra uma roda de samba com o departamento de Artes da UFMT.

O evento será na Praça da Mandioca com o apoio da Door607, o bar da Marry e o coletivo Arte Solta que se juntam para somar com esta linda apresentação, juntamente com o Garimpagem Cultural que visa, com este evento, a valorização e disseminação das variedades de nossa cultura.

A Roda de Samba - Grupo de Choro da UFMT é resultado de um projeto de extensão do curso de Música, coordenado pelo professor Eduardo Fiorussi. Segundo Eduardo, o projeto visa oportunizar aos alunos o contato com a cultura do choro através da pesquisa e, principalmente, através do encontro com músicos mais experientes. Nesse sentido, realiza rodas de choro e de samba, compostas por alunos e músicos convidados, em praças públicas de Cuiabá e também em espaços dentro da UFMT.

O grupo é composto pelos seguintes instrumentos: trompete, trombone, bandolim, 2 violões, piano e pandeiro. O projeto de extensão já tem um ano de existência e conta com alunos bolsistas. Eduardo diz ainda que o projeto surgiu de sua pesquisa no mestrado, intitulada “Processos educativos na convivência com músicos”, onde estudou como a musicalidade do estilo popular se desenvolve para além da sala de aula. Na terça, o grupo interpretará um repertório de diversos artistas, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e Dino 7 cordas.


FOTO: Divulgação

Fonte: CAROL DAMASCENO / Garimpagem Cultural