Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 16 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

DESTAQUE: Parques em Cuiabá ficarão abertos até mais tarde no horário de verão

20/10/2014 às 10:20

 Horário começou neste domingo (19) e termina dia 22 de fevereiro de 2015.

Com mudança de horário, visitações poderão ser feitas até as 19h.


Parque Mãe Bonifácia ficará aberto até as 19h

O horário de funcionamento dos parques ambientais urbanos de Cuiabáterá mudanças a partir deste sábado (18) por causa do horário de verão, que terá início à zero hora deste domingo (19). Neste ano o horário de verão será estendido em uma semana por causa do carnaval e encerrará no dia 22 de fevereiro de 2015. Os relógios devem ser adiantados em uma hora.


A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) determinou os novos horários de funcionamento dos parques urbanos sendo eles: Parque Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flô. O novo horário de funcionamento será de 6h às 19h até o dia 22 de fevereiro do ano que vem. Apenas o Parque Massairo Okamura ficará aberto de 5h até as 19h. O zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) não optou a mudança de horário. Por isso, segue normalmente, abrindo das 9h às 17h de terça a domingo.

A mudança de horário será apenas no horário de fechamento dos portões, às 19h. Normalmente, fechava às 18h. De acordo com a concessionária de energia do estado, responsável pelo abastecimento, a mudança de horário trará redução de 5% na demanda de potência no estado. O horário de verão foi criado com o objetivo de reduzir a demanda de energia elétrica no “horário de ponta” (18h às 21h), período do dia em que o consumo é mais intenso.

O ajuste nos ponteiros dos relógios permite que os dias se tornem mais longos, com mais tempo de iluminação solar. O principal benefício da redução da demanda é a otimização do sistema elétrico, decorrente do menor carregamento nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição de energia e a redução de geração térmica. A diminuição da demanda de ponta permite ainda poupar a água dos reservatórios das hidrelétricas.

Fonte: Do G1 MT