Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 20 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

LITERATURA NO DIVÃ: 29 e 30/10 - Sesc Arsenal

22/10/2014 às 07:03

 A CENSURA NA LIJ

29/10 das 19h às 22h, no Laboratório da Palavra

Oficina A Narrativa Infantojuvenil como ponto de partida para pensar temas delicados, com João Anzanello Carrascoza (SP)


Parte de algumas modalidades da narrativa infantojuvenil para refletir sobre os limites da liberdade da escrita para crianças. A ideia é refletir sobre o papel das leituras ditas incômodas na formação de jovens leitores, de modo a fidelizá-los como leitores e contribuir para seu crescimento pessoal.




CORREÇÃO POLÍTICA OU MEDIAÇÃO DE LEITURA?

30/10 das 9h às 12h, no Laboratório da Palavra

Como apresentar os clássicos da literatura a crianças e jovens - Rosa Amanda Strausz (RJ)

Exibição do documentário O riso dos outros. Debate sobre a relação humor X politicamente correto. Leitura de diversos textos com temática considerada delicada para crianças. Discussão: até que ponto o conceito de “politicamente correto” nos ajuda a lidar com essas questões? Quais os ganhos e limitações do conceito quando aplicado à literatura?




CONTOS DE FADAS ARREPIANTES
30/10 das 9h às 12h

Um estudo sobre antigas versões de clássicos antes da invenção da infância - Rosana Mont’Alverne (MG)

Serão apresentadas três versões dos contos “Chapeuzinho Vermelho”, “Cinderela” e “A Bela adormecida”, todas do livro “Contos da meia-noite do mundo”, de Rodolfo Castro. Tais versões serão comparadas às que hoje são oferecidas às crianças do século XXI, além de exercícios, dinâmicas e fundamentação teórico-metodológica que vão propiciar a reflexão sobre a narração de histórias como instrumento de estímulo à curiosidade literária, à elaboração de sentidos, à formação de valores e ampliação do repertório de leitura do mundo.



30/10 às 15h – Agendamento Escolar
Espetáculo Era Uma Vez ... Outra Vez! com Rosana Mont’Alverne



30/10 às 19h30 - Cinema
Palestra: A Palavra Pressionada, com Rosa A. Strausz e Rosana Mont’Alverne

O politicamente correto elegeu a palavra como ferramenta civilizatória preferencial. Isto pode transformar os livros infantis em verdadeiras trincheiras. No entanto, as ameaças à liberdade autoral sempre existiram e tratar de temas considerados polêmicos para crianças jamais foi fácil.



30/10 às 19h - Jardim
Intervenção: Polvos Poéticos (SP), com Grupo Sensus

Inspirados na velha brincadeira do telefone sem fio, três atores declamam poesias através de conduites, que são ouvidos por seis pessoas em simultâneo.

Fonte: sescmatogrosso.com.br