Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 19 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Notícias

FESTIVAL DE FLORES: Cuiabá vai sediar primeiro festival de flores do deserto

05/09/2014 às 10:42

FESTIVAL DE FLORES: Cuiabá vai sediar primeiro festival de flores do desertoGrande diversidade de cores, formatos e tamanhos das plantas chama a atenção de todos os públicos, dos aficionados aos leigos Cuiabá vai sediar primeiro festival de flores do deserto

De 5 a 7 de setembro, os apaixonados por flores terão a oportunidade de conhecer, comprar e aprender mais sobre este vasto universo no 1° Festival de Orquídeas e Rosas do Deserto de Cuiabá, que acontecerá no Cuiabá Lar Shopping.

O evento, com entrada gratuita e organizado pelos Amigos Orquidófilos, contará com cerca de 1.200 unidades das duas plantas, entre mudas e adultas, de expositores de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com preços que variam entre R$ 5 até R$ 100.

“As duas plantas despertam grande interesse do público e de colecionadores. A enorme variedade de tamanhos, formas e cores atrai diferentes tipos de pessoas. As orquídeas estão entre as mais desejadas plantas para se cultivar em casa ou presentear alguém. Além de chamar atenção, cabem em qualquer lugar e podem durar muitos anos. Já a rosa do deserto chama a atenção por sua beleza exótica, não se parecendo nem um pouco com a tradicional que muita gente tem em casa”, comenta Renato Piquetti Louro, um dos organizadores do festival.

Além de conferir a exposição, os interessados poderão participar de oficinas gratuitas no local: cultivo para iniciantes, replante e pragas e doenças. Acessórios e substratos também poderão ser adquiridos no local.

Segundo Renato Piquetti, os vários tipos de orquídeas adaptam-se facilmente a diferentes locais e temperaturas, e algumas espécies necessitam de poucos cuidados. “A planta é um ótimo presente para diferentes ocasiões. Ela se renova a cada ano, fazendo o gesto ser relembrado quando as flores voltarem a se abrir”, conclui.

As orquídeas pertencem à família Orchidaceae, defendida por muitos como a maior da botânica. Cerca de 30 mil espécies são conhecidas, além de mais de 100 mil híbridos (cruzamento em laboratório de diferentes espécies). No Brasil existem aproximadamente 2.500 espécies. As exóticas, como as com aromas de chocolate, erva cidreira e uva, fazem bastante sucesso entre os variados públicos.

Já a rosa do deserto, originária do sul da África e da Península Arábica, se adaptam e se desenvolvem bem em países tropicais, já que é habituada ao clima do deserto. Ela pode alcançar até 4 metros de altura e um metro e meio de largura e apresenta flores diversificadas e exóticas.

O evento terá entrada franca e acontecerá de 5 a 7 de setembro no Cuiabá Lar Shopping, na avenida Miguel Sutil, nº 6.274, Cuiabá, próximo ao viaduto do CPA.


FOTO: Reprodução

Fonte: Redação 24 Horas News