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DESTAQUE: Retomada a instalação de trilhos do VLT em Várzea Grande (MT)

28/06/2014 às 08:34

DESTAQUE: Retomada a instalação de trilhos do VLT em Várzea Grande (MT) 
Frentes de trabalho foram suspensas durante jogos da Copa em Cuiabá

Mais de 1.300 m de trilhos já foram instalados no primeiro trecho do VLT.

Trilhos do VLT em Várzea Grande

Operários retomaram a implantação dos trilhos do VLT em Várzea Grande

Terminado o período de disputa de jogos da Copa do Mundo em Cuiabá, obras de mobilidade urbana foram retomadas na capital e em Várzea Grande, região metropolitana. Entre elas está a implantação de trilhos na via permanente do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O consórcio responsável pela obra, de acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), retomou algumas frentes de trabalho para dar continuidade à obra.

Estão em implantação dois tipos de trilhos do VLT. Um deles é chamado de vignole, fabricado na Espanha, e será instalado em 10 km do pátio do estacionamento dos vagões do VLT até o Centro de Manutenção e às linhas de manobras do veículo. A instalação destes trilhos começou em novembro de 2013 e todo o material já está em Várzea Grande.

O outro tipo de trilhos é chamado de grooved, produzido na Polônia, que será instalado nos 22 quilômetros do trajeto do VLT nas duas cidades. Ainda segundo a Secopa, 95% dos trilhos já foram descarregados no pátio do estacionamento dos vagões.

Trilhos do VLT são instalados em Várzea Grande

Obras também avançam no Centro de Manutenção, próximo ao aeroporto.

O VLT

Lançado em 2011 em substituição ao sistema de corredores exclusivos para ônibus Bus Rapid Transit (BRT), o projeto do VLT foi homologado em meio a indícios de fraude no Ministério das Cidades, mas acabou recebendo financiamento federal e sendo licitado em junho de 2012 por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) - novo modelo de licitação menos rígido que o imposto pela lei 8.666/93 e autorizado pelo governo federal para obras da Copa.


A construção de todo o projeto do VLT, licitado por R$ 1,477 bilhão, já deveria estar pronta no dia 13 de março, data estabelecida no contrato assinado com o consórcio de empreiteiras responsável. Entretanto, os trabalhos atrasaram e o governo admitiu que a população da Grande Cuiabá deve usufruir do novo modal de transporte somente em 2015.

A chamada linha 1 vai ligar o Aeroporto Marechal Rondon à região do Centro Político e Administrativo da capital. Já a linha 2 vai percorrer o trecho entre o centro de Cuiabá e a região do Coxipó.

No primeiro trecho, entre o aeroporto e a Ponte Júlio Müller, sobre o Rio Cuiabá, já foram instalados cerca de 1.350 metros de trilhos.


FOTO:  Edson Rodrigues/Secopa

Fonte: Do G1 MT