Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 29 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Lucas do Rio Verde

Novemberfest

Hai! Nós temos chopp e ‘alegrriiiaa’!

As meninas com seus olhos claros de cristal e seus cabelos loiros enfeitados com flores, os rapazes vestidos como os antigos tiroleses, portando o chapéu verde característico, dançam, cantam e exalam alegria, enquanto o chopp vai saindo generosamente e muito gelado dos barris espalhados em vários pontos do pavilhão, bandinhas tocando polcas e outros gêneros típicos.

Não, você se enganou... Não estamos falando de Blumenau, em Santa Catarina, mas de uma pequena e acolhedora cidade postada no coração de Mato Grosso. Em 17 de novembro aconteceu a 9ª Novemberfest de Lucas do Rio Verde.

Os moradores da cidade, que foi formada por migrantes oriundos principalmente de regiões do Rio Grande do Sul de colonização alemã, decidiram não esquecer suas raízes e trouxeram para Mato Grosso um pouco da cultura e da alegria de seus ancestrais bávaros. Os descentes de italianos também prestigiam a festa, pois ela congrega todos os desbravadores da região do médio norte mato-grossense. Neste ano, estima-se que cerca de 10 mil pessoas prestigiaram a festa, em sua grande maioria a população de Lucas, mas também dos municípios visinhos, como Sorriso, Nova Mutum, Tapurah e Sinop.

O município, que dista 350 Km de Cuiabá, capital de Mato Grosso, e está localizado no eixo da BR 163, é responsável, sozinho, por 1% de toda produção de grãos nacional. Talvez por causa disto, pelo menos uma vez ao ano, sua população que trabalha tanto resolva dar-se uma folga, dançando, cantando, bebendo chopp, comendo cuca (um pão de origem alemã) e ‘salsichon’.

A Novemberfest acontece sempre no início da segunda quinzena de novembro, no pavilhão da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Lucas do Rio Verde, região do médio norte de Mato Grosso.

Veja as fotos da 9ª Novemberfest: