Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 28 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Luciara

História de Zé Arraia

Em 1954 chega em Luciara João Pereira de Lima (o João Vaqueiro) com sua esposa Maria Pereira Gomes trazendo na bagagem um garoto de apenas seis anos chamado José Pereira Lima. Este menino, nascido em 07 de agosto de 1954, mais tarde viria a ser conhecido com Zé Arraia.

O sr. João Pereira Lima, ou João Vaqueiro como ficou conhecido, veio para Luciara trabalhar nesta profissão com o sr. Lúcio Pereira da Luz, grande líder e idealizador de Luciara, município criado por lei estadual em 1961.

Zé Arraia nasceu em Cristalândia, na época estado de Goiás, hoje Tocantins. Já aos 6 anos de idade acompanhava o pai na lida e dava seus primeiros passos como vaqueiro. Aos poucos foi criando uma parceria e uma intimidade com o grandioso rio Araguaia, que nesta região margeia o estado de Mato Grosso e a Ilha do Bananal.

Zé Arraia cresce, torna-se conhecido e respeitado na região, trabalha com grandes nomes da política de Mato Grosso e se dedica a repovoar algumas localidades com tartarugas, passando a conhecer o manejo desses animais e ampliando a sua relação e o respeito pelo rio Araguaia. Com o crescimento do turismo e da pesca esportiva transforma-se em um dos maiores pirangueiros e orientador da pesca esportiva da região.

Quanto ao apelido Zé Arraia, que vem desde a infância, nem mesmo ele sabe explicar a razão.

Venha conhecer o Araguaia e Luciara ouvindo as histórias e causos de Zé Arraia, parte viva da história do município.


Da redação Dr. Woshington Mansor