Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 25 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / São José do Rio Claro

Atrativos Turísticos

RIO ARINOS

O rio Arinos possui em sua extensão ilhas, lagoas e uma história de antigos seringueiros que navegavam em suas águas buscando o desenvolvimento da região.

Nas trilhas você terá um contato com a fauna e flora da mata de transição entre o cerrado e a floresta amazônica, encontrando árvores como o jatobá, ipê amarelo, angelim, matupá, cajueiros e seringueiras nativas.

Hoje, o município abriga um dos mais belos rios de águas cristalinas do estado contornado de margens muito preservadas.

Trilhar essa história é uma viagem fantástica de belezas em contato direto com a natureza.

PRAIA DO FESTIVAL DO MATRINXÃ

Este ponto turístico destaca-se cultura, esporte e lazer!
Desde 1998 é realizado o Festival de Pesca Esportiva do Matrinxã.
Atualmente o Festival é realizado no Lote nº 269 do Projeto de Assentamento Santana da Água Limpa, conforme mapa. Este local dispõe de um potencial, excepcional, para a prática de esportes e lazer em geral. Situada a 17 km da sede do município (estrada encascalhada).

CONFLUÊNCIA COM O RIO CLARO/ARINOS

Possui um porto natural, onde as grandes embarcações usavam-no como ponto de partida para viagens com destino ao Pará através do rio Juruena.

CEMITÉRIO DOS ESQUECIDOS

Situado às margens do rio Arinos, próximo a Barra do Rio Claro, está o Cemitério dos Esquecidos, que recebeu sepultamentos de pessoas que faleciam em viagens fluviais – rio acima e rio abaixo – vítimas da malária e das mortes violentas nos garimpos da região. Localiza-se a 30 km estrada da Faz. Tauá

RIO CLARO

Às margens do rio Claro compõe um cenário de belezas naturais como suas margens muito preservadas, o turismo conta com a infra-estrutura de pousadas e serviços de pesca. O matrinxã peixe nobre da Amazônia é um dos mais atrativos da região.

ESTREITO

Local de beleza exuberante! O rio Claro exibe, em suas margens, diferentes formações, tais como: quênios e corredeiras. Porém, estas belezas naturais, poderiam ser estudadas e preparadas para o desenvolvimento do Ecoturismo.

SUMIDOURO

No caminho entre o Estreito mais o sumidouro temos uma parada para um banho na cachoeira do Urubu Rei.

Este local denuncia como é fantástica a natureza! O rio Claro com seu grande volume de água em alguns trechos do seu percurso natural, some completamente, por de baixo das formações rochosas – pedras, e reaparece; originando a denominação deste local: “SUMIDOUROS”. Ao longo deste trecho há caminhos excelentes para observação da riqueza das espécies da fauna e da flora da localidade.

LAGOAS E PRAIAS

Ao longo do Rio Claro, apresentam-se majestosas lagoas e praias.

As lagoas do Tucunaré e a do Sucuri, apresentam-se como locais favoráveis para visitação e observação da diversidade da fauna e da flora. Em particular, a lagoa do Tucunaré, apresenta grandes possibilidades para o mergulho autônomo.

Já, as praias existentes no Rio Claro, são de indiscutíveis belezas. São pequenas, mas paradisíacas. Local ótimo para desfrutar familiarmente, piqueniques, banhos, brincadeiras, e até mesmo desfrutar um bom descanso.

RIO ALEGRE

Este rio apresenta-se com águas claras e cristalinas. Apesar de ser um rio de porte médio possui alto potencial pesqueiro. Os principais peixes que podem ser encontradas neste rio são: matrinxã, pacu, piau, trairão, caxara.