Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 29 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Cidades / Juscimeira

JUSCIMEIRA: saúde e descanso

Água que brota das profundezas do planeta, quente e revigorante. O município de Juscimeira está assentado sobre um dos maiores lençóis de água termal de Mato Grosso e por isso mesmo é uma excelente pedida para quem busca um lazer que também traga saúde. A água termal faz bem à circulação, ajuda a eliminar dores e é ainda uma opção de lazer para toda a família, o ano inteiro.
Além disso, fica apenas a 90 minutos da capital do estado, o que possibilita que se saia de Cuiabá no início da manhã e se retorne no fim da tarde. Quase todas as pousadas e hotéis termais possuem o serviço de day use, que pode variar de R$ 7,00 a R$ 15,00.

Em toda a cidade existem cerca de dez termas, entre hotéis e pousadas. E como a captação da água da cidade é feita diretamente do lençol termal, até as residências de Juscimeira possuem água quente em suas torneiras e chuveiros.

TURISMO RURAL, UMA NOVA OPÇÃO DE LAZER EM JUSCIMEIRA

Para quem está cansado da correria cotidiana e quer uma opção de lazer longe dos centros urbanos e mais próxima da vida simples, com uma paisagem bucólica, também não pode deixar de conhecer Juscimeira. O município possui bons estabelecimentos especializados em turismo rural, como sítios e hotel-fazenda, nos quais passeios a cavalo, o contato direto com vacas, patos e galinhas, doces frutas colhidas no pé e“boas prosas” ao redor da fogueira remetem a tempos em que não se vivia sob a ‘tirania do relógio’.

O sítio Colina Verde promove todos os anos o Festival da Jabuticaba. De seus 300 pés de jabuticaba saem geléias e receitas únicas. Nele há uma jabuticabeira de mais de 50 anos, cuidada pelas mãos atenciosas do casal Schembk. O Festival não tem data certa para acontecer, porque ocorre logo após a floração dos frutos, no início do período das águas (setembro/outubro). O casal de sitiantes mantém um cadastro com 600 nomes. Quando os frutos começam a amadurecer é hora de “ligar para o povo vir comer jabuticaba no pé”.

No hotel-fazenda JR a vida simples do campo está em seu explendor: Passeios a cavalo, tirar leite da vaca, cuidar do berçário de patos, entre outras coisas, faz parte do roteiro que encanta, principalmente, a meninada.

A estrutura é simples, para não desvirtuar as características de ‘fazenda’, mesmo assim os quartos são equipados com ar-condicionado. A fazenda tem ainda piscina, pista de dança, e salão de convenções – tudo em estilo rústico.
Funcionando há mais de dez anos, a pousada-fazenda recebe grupos de escolas e as crianças, além de se esbaldarem nas brincadeiras, comendo o melhor bolo de milho da região, ainda aprendem na prática muitas lições de ecologia, biologia e respeito pelas plantas e animais. “Passeio de charrete, fogueira e música, a criançada adora”, afirma um sempre sorridente Sr. Francisco, dono do Hotel Fazenda JR.

Serviço: Secretaria Municipal de Turismo de Juscimeira (66) 3412-1226

Turismo Rural: Sítio Colina Verde (66) 3412-1014 / (65) 9908-5336