Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 20 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Jaciara

AVENTURA, teu nome é JACIARA!

Para quem o cheiro do mato é o melhor que há, música boa é o borbulhar das quedas d’água, e para quem o único vício admitido é a sensação da adrenalina correndo nas veias, Jaciara é a rota certa em Mato Grosso.
Aventureiros e suas mochilas super-equipadas de vários cantos do país e do exterior encontram neste município cachoeiras de todos os tipos: quedas íngremes de cerca de 30m para a prática do rappel, corredeiras com quedas de até 5m, em meio à paisagem do cerrado.

O vale do rio São Lourenço e seus afluentes escondem muitas opções de passeios e belas paisagens, cachoeiras e corredeiras e todos os perfumes do cerrado.

Para o turismo de aventura, o destaque fica por conta do complexo turístico da Cachoeira da Fumaça, a 10Km do centro de Jaciara. O Complexo da Fumaça é composto por um conjunto de cachoeiras no rio Tenente Amaral. Mas antes de ir conhecer o complexo, é necessário agendar a visita com um guia turístico, porque além da possibilidade de um incauto aventureiro se perder na mata, o acesso ao complexo passa dentro das terras de uma empresa privada, e precisa de autorização. Cada guia fica responsável por, no máximo, 30 pessoas. A restrição também ajuda a preservar o local, uma vez que o excesso de visitantes pode colocar em risco o equilíbrio do meio ambiente local.

A primeira grande queda dá nome ao lugar: é a Cachoeira da Fumaça. Descendo o rio encontram-se os locais ideais para a prática do rafting que termina na Cachoeira do Bambu, com uma queda de 3m. Depois há ainda mais 6 quedas descendo o rio, mas é inviável para a prática do rafting, em virtude da velocidade de água e da altura das quedas que chegam a 5m na cachoeira da Sucuri e dos Hippies, próximo ao Balneário Termas da Fumaça, que foi recentemente reformado e está pronto para receber os turistas, mesmo aqueles que não querem aventura, mas apenas descanso. No Balneário há estrutura para a família brincar e tomar banhos deliciosos nos remansos de água cristalina.

Para quem gosta da descida vertical e radical de cachoeira e é adepto do rappel, a Cachoeira da Mulata é a pedida: são 30m de descida. A descida é monitorada pelos Bombeiros e mesmo quem não possui equipamento exclusivo para rappel pode ter a sensação de descer a Mulata, pois as empresas que formam os grupos de passeio têm todo o equipamento necessário. Tudo é acompanhado de perto e a segurança é total!

Serviço:

Rafting e Rappel:
Mato Grosso Eco Aventura (65) 9602-8794 / (66) 9642-5626
Centro Oeste Rafting Expedições (66) 9615-9722 e (66) 3461-2110
Mato Grosso Raft & Expedições (66) 3461-1118 / 9987-9895

Atenção: Sem agendamento não se entra no complexo, é preciso agendar a visita com um guia, na prefeitura (Fone: -(66) 3461-1308) ou na Termas da Cachoeira da Fumaça, pelo telefone: (66) 8405-6033, ou ainda no Taba Hotel: (66) 3461-1541.

Mais informações: Secretaria Municipal de Turismo de Jaciara - Fone: (66) 3461-1308