Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 25 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Cidades / Várzea Grande

Roteiro Turístico / Passagem da Conceição

Passagem da Conceição

Em 1813 Manoel Antônio da Conceição instalou-se no local conhecido atualmente como Passagem da Conceição, fazendo a travessia de canoa pelo rio Cuiabá, na altura do ribeirão Pari. Com o tempo, a prática da travessia acabou criando as expressões "pedir passagem ao Conceição" e "ir pelo porto da passagem do Conceição", em referência ao nome do lavrador, dando nome à localidade. A adaptação do nome para o feminino deu-se após a construção de uma igreja com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Os "senhores" e escravos povoaram a região, cuja população era predominantemente negra. José Felicíssimo comprou a sesmaria da Passagem e, em 1910 com a ajuda do arcebispo dom Aquino Correa, construiu a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Em 1953 a Passagem da Conceição foi anexada como distrito de Várzea Grande, porém manteve as características de seus moradores. Hoje em dia o local é atração para visitantes em busca de paisagens do rio Cuiabá e restaurantes que oferecem o peixe das mais variadas formas.