Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 19 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Glória D'Oeste

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.pmgloriadoeste.amm.org.br

População / Population / Población: 3.125 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 849,3 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 312 Km

Limites / Borders / Límites: Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Porto Esperidião e Mirassol d'Oeste

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Glorienses-do-oeste, Glorienses ou Cruzeirenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 24 de Junho

Prefeito / Mayor / Alcalde: Gheysa Borgato 2021-2024

CEP / ZIP: 78293-000

Galeria de Fotos

  • Glória D'Oeste
  • Glória D'Oeste
  • Glória D'Oeste
  • Glória D'Oeste
  • Glória D'Oeste
  • Glória D'Oeste
HISTÓRICO

Esta região, em tempos primitivos, foi habitada pelo povo indígena bororó, conhecido como Índios Cabaçais, denominação dada pelos primeiros desbravadores, os Paulistas, em tempos de Brasil Colônia. Este povo habitava o Vale do Rio Paraguai e estendia seus domínios até o Vale do São Lourenço.
A região também foi movimentada por seringueiros e poaieiros, que cortavam este chão em busca do extrativismo vegetal. Não deixaram, no entanto, registros históricos, nem ao menos sinais de colonização.
A história dos habitantes de Glória D’Oeste é relativamente recente, e está invariavelmente ligada à de Mirassol D’Oeste.
Incentivos governamentais da década de cinqüenta levaram centenas de famílias, ávidas de um pedaço de terra para plantarem, a procurarem, a partir de 1954, esta região oestina mato-grossense, reconhecidamente de solo fértil.

A denominação Glória D’Oeste foi escolhida em plebiscito pela comunidade.

Antes o povoado era conhecido por Cruzeiro D’Oeste. Era uma referência geográfica, devido ao fato do formato da estrada que dá acesso ao lugar lembrar uma cruz, e foi adotado por sugestão de religiosos que vindos de Cáceres freqüentavam o povoado, acrescido de D’Oeste, para designar sua posição em relação ao Estado.
Desta forma, os habitantes da região conviveram por longo tempo com o termo original, porém, ao receber a emancipação política, verificou-se que o nome Cruzeiro D’Oeste não poderia ser adotado oficialmente por existir município homônimo no Estado do Paraná.
Glória D’Oeste é um município com características essencialmente agrícolas e de lides pecuárias, responsáveis pela sua consolidação econômica.
A ocupação e povoamento efetivo deu-se a partir de 1972, ocasião em que recebeu forte fluxo migratório, com inúmeras famílias fixando moradias, tanto na zona urbana, quanto rural – vindos de diversas partes do país.
Durante o período que permaneceu na condição de distrito de Mirassol D’Oeste, ainda sob a denominação de Cruzeiro D’Oeste, foi atingido um grau de desenvolvimento que lhe proporcionou a emancipação política.
Glória D’Oeste está situada na região de Cáceres, distante desse município aproximadamente 90 Km, à margem da BR-174, no trecho Cáceres – Porto Esperidião


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data da Publicação: 18/01/2008.

Fonte:
www.pmgloriadoeste.amm.org.br