Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 28 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Feliz Natal

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.feliznatal.mt.gov.br

População / Population / Población: 10.933 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 11.492,8 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 536 Km

Limites / Borders / Límites: Vera, Santa Carmem, União do sul, Marcelândia, São Felix do Araguaia, Querência, Gaúcha do Norte, Paranatinga e Nova Ubiratã.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Feliz-natalenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 17 de Novembro

Prefeito / Mayor / Alcalde: José Antônio Dubiella 2021-2024

CEP / ZIP: 78885-000

Galeria de Fotos

  • Feliz Natal
  • Feliz Natal
  • Feliz Natal
  • Feliz Natal
HISTÓRICO

No alvorecer do ano de 1.978, vários empresários do ramo madeireiro, a grande maioria da cidade de Sinop, deslocaram-se para a região do Rio Ferro, em face da abundância de madeiras ainda inexploradas e a fertilidade do solo daquele local.
Paralelamente á exploração de madeiras, outro empresários agropecuário investiam maciçamente na região, dentre estes a Agropecuária Cônsul S/A, Luiz Vicentini (Fazenda Bandeirantes), Flávio Turquino (Fazenda Uirapuru), Nova aliança S/A Agropecuária, Nelson Tarnoski entre outros.
As estradas eram precárias, a mercê da grande precipitação pluviométrica em quase toda a Região Norte do Estado.

Depois de longos e exaustivos dias de Trabalho alguns trabalhadores da Agropecuária Cônsul, Fazendas Bandeirantes e Uirapuru resolveram retornar a Sinop, a fim de participarem dos festejos natalinos com seus familiares. Depois de uma semana na estrada, já quase sem mantimentos, se depararam com um riacho transbordando, era o entardecer do dia 23 de dezembro.

No decorrer da noite choveu torrencialmente, fato esse que deixou aquelas pessoas sem condições de prosseguirem a viagem, em razão da enchente do riacho e dos enormes danos causados á estrada . Contritos pela situação e saudosos de seus familiares, aquelas pessoas se dirigiam umas ás outras com a saudação "feliz natal! feliz natal!".

Com o passar do tempo, floresceu uma pequena comunidade perto daquele riacho a comunidade prosperou rapidamente e como homenagem aqueles que sofreram os infortúnios de uma noite natalina em plena floresta, batizaram o vilarejo com o nome de "FELIZ NATAL".

Em meados de 1.987, deslocou para a região ANTÔNIO DOMINGOS DEBASTIANI, empresário bem sucedido no Estado de Santa Catarina, que resolveu, a exemplo de outros pioneiros, investir seus recursos na próspera comunidade, que cresceu, emancipou e tornou seu primeiro Prefeito.

Limites: Ao norte: Santa Carmen, União do Sul e Marcelândia. Ao Sul: Nova Ubiratã, Paranatinga, Ao Leste: São Felix da Araguaia, gaúcha do Norte e Querência, e a Oeste: Vera.

Clima: De acordo com a classificação de Küppen, o clima é do tipo Am (clima tropical úmido, com duas estações bem definidas: uma chuvosa e uma estação seca). A temperatura média anual de 28° C. O regime de chuvas é equatorial e caracteriza-se por um período seco no inverno e um período chuvoso no verão. Os meses que mais chove na região são: Janeiro , Fevereiro e Março e os que menos chove são: Junho, Julho e Agosto.

Cobertura Vegetal Originária: Floresta Tropical Subcaducifólia e Perenifólia, com um expressivo potencial para exploração racional da madeira de lei, dentre elas podemos destacar, o Cedrinho (Erisma sp), Itaúba (Mezilarius itaúba), Chanpangne (Dipeterey sp), Garapeira (Apuleia sp), Angelim Pedra (Dimisia excelsa), Amescla (Protium heptaphyllum), Peroba ou Copiúva (Golpia glabra), Canela, Jatobá (Hymenaea sp), Guanandi (Callophllum sp), Cambará, Cedro rosa (Cedrela fissilis) e Cedro amazonas (Cedrelinga sp).
Relevo: A região possui topografia uniforme, com relevo plano a suave ondulado.

Altitude: 384 (trezentos e oitenta e quatro) metros acima do nível do mar.

Hidrografia: O Município como um todo é muito bem servido de rios, sendo os mais importantes o Xingu, Von Den Steinen, Ronuro, Arraias, Tartaruga e Rio Ferro.
Solo: Na região ocorre a predominância dos Latossolos ocorrendo em menores proporções, Areias quartzosas e Solos Hidromórficos.
Meios de Transporte/Comunicação: O município conta com aproximadamente 1200 Km de estradas. Na área de comunicação, hoje existem 1000 (mil) linhas de telefonia fixa instaladas, além do sistema de telefonia móvel celular.

Distância da Capital do Estado: 530 km
Condições das Estradas: O Município é bem servido de estradas, apesar de não serem totalmente cascalhada, não temos problemas de interrupção do transito no período chuvoso.
Número de Eleitores: 6.315 (seis mil, trezentos e quinze). Fonte TRE/2.006

Sistema Demográfico
População total: 10.313 (dez mil, trezentos e treze) habitantes

Origem da População: A principal corrente migratória que povoou Feliz Natal veio dos estados do Sul, porém, hoje imigrantes de outras áreas do País juntaram-se aos primeiros habitantes.
Fundação da Colonização: 12 de agosto de 1.989
Emancipação Política: 17 de novembro de 1.995.
Lei de Criação nº 6.684 de 17/11/95
Área : 11.099 KM



CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data da Publicação: 18/01/2008.

Fonte: www.feliznatal.mt.gov.br