Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 28 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Cidades / Colniza

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.colniza.mt.gov.br

População / Population / Población: 26.390 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 25.554,6 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 1.065 Km

Limites / Borders / Límites: Cotriguaçu, Aripuanã, Rondolândia e os Estados de Rondônia e Amazonas.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Colnizenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 26 de Novembro

Prefeito / Mayor / Alcalde: Milton de Souza Amorim (Miltinho) 2021-2024

CEP / ZIP: 78335-000

HISTÓRICO

Grandes dificuldades enfrentaram os pioneiros de Colniza. O maior entrave sempre foi a dificuldade nas comunicações, tratando-se de vias de acesso e telefonia, visto que neste final de milênio o município já instalado possui apenas um posto telefônico.

O município foi criado através da Lei Estadual nº 7.604, de autoria do deputado Pedro Satélite, com território desmembrado do município de Aripuanã, até então o maior município do Estado de Mato Grosso. Nas eleições municipais de 03 de outubro de 2000 a comunidade escolheu Nelci Capitani para comandar o executivo colnizense.
Por ocasião da tramitação da documentação sobre a consulta plebiscitária para criação do município o deputado Pedro Satélite justificou a ação em função da distância do então distrito de Colniza do município-mãe Aripuanã, que é de 200 quilômetros. Outro fator de distância considerável são os 1.200 kms de Cuiabá à Colniza. Esta documento foi redigido em 25 de abril de 1995, e hoje são 139 municípios instalados em Mato Grosso. A consulta plebiscitária foi um sucesso, pois o povo disse sim nas urnas.

Ainda no período que antecedeu a criação do município, várias ações se desenvolveram no sentido de sensibilizar as autoridades do Estado de Mato Grosso para virarem os olhos para a distante Colniza.

Dentre os muitos documentos que chegaram à Assembléia estão o de Joab F. Mendes, presidente da Igreja em Colniza, em 18 de junho de 1994, onde relata a dificuldade que as 4.500 pessoas que moravam no distrito, naquela época passavam.
Também a Associação de Pequenos Produtores Rurais de Colniza, representado por Cícero Antônio dos Santos, no mesmo período enviou correspondência ao então deputado Jaime Muraro versando sobre o mesmo assunto. Ainda foi registrado documentos da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale Roosevelt e Produtores Rurais do Projeto Filinto Muller, que traziam os seguintes nomes: Aldori Ferreira Jandrey, André Pereira de Araújo, Leandro Zitkoski, Daniel Inácio Silva, Ebaneis da Silva Mello, Altamiro Girardi, José Oliveira de Souza e Toninho da Areia - todos querendo a criação do município.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 23/01/2008

Fonte: www.seplan.mt.gov.br