Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 18 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Carlinda

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.carlinda.mt.gov.br/

População / Population / Población: 10.985 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 2.4256,9 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 762 Km

Limites / Borders / Límites: Alta Floresta, Nova Canaã do Norte, Colíder, Nova Guarita e Novo Mundo.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Carlindenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 16 de Outubro

Prefeito / Mayor / Alcalde: Carmelinda Leal Martines Coelho 2021-2024

CEP / ZIP: 78587-000

HISTÓRICO

É termo de origem geográfica, em referência ao Rio Carlinda, que corta a rodovia que liga a BR-163 à cidade de Alta Floresta.

A denominação do Rio Carlinda é homenagem à sra. Carlinda Lourenço Teles Pires, esposa do capitão Antônio Lourenço Teles Pires, militar que procedeu levantamento do Rio Paranatinga ou São Manoel, o qual, a partir de 1882, tomou o nome de Rio Teles Pires em sua lembrança. O capitão Teles Pires faleceu, em desastre, cinco quilômetros antes de sua embarcação chegar à barra do Rio Paranaíta.

A localidade de Carlinda por muitos anos ficou conhecida pelo nome de Quatro Pontes. Ocorre que ao tempo da colonização de Alta Floresta, a INDECO, companhia povoadora, construiu uma ponte sobre o Rio Carlinda, que foi destruída no período das chuvas, isto em 1976. Posteriormente foram construídas mais duas pontes, que tiveram o mesmo destino. No período das cheias as pontes íam embora, pois o ribeirão transbordava e ficava irreconhecível, dado o desmesurado volume d’água. A última e quarta ponte edificada permaneceu firme e forte às margens do Rio Carlinda.

O nome de Quatro Pontes não evoluiu, permanecendo o de Carlinda. O efetivo povoamento do lugar deu-se a partir de 1981, por conta de um assentamento de reforma agrária do INCRA, em área de 89 mil hectares, denominado Parque Carlinda.

Papel importante teve Ariosto da Riva, o fundador de Alta Floresta, que respeitou a área reservada para que o INCRA pudesse executar o assentamento àquelas famílias impossibilitadas de comprar uma área de terra. Foi designado para implantar o assentamento o sr. Manoel do Vale, sendo que em 1981 foram estabelecidas 54 famílias. O município foi criado em 19 de dezembro de 1994, através da Lei nº 6.594.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 09/04/2008

Fonte: www.seplan.mt.gov.br