Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 17 de Janeiro de 2.019

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Clique

Prev Next

Cidades / Canarana

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://camaracanarana.mt.gov.br/

População / Population / Población: 18.701habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 10.874,4 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 823 Km

Limites / Borders / Límites: Ribeirão Cascalheira, Cocalinho, Água Boa, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Querência.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Canaranenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 15 de Fevereiro

Prefeito / Mayor / Alcalde: Fabio Marcos Pereira de Faria

CEP / ZIP: 78640-000

Galeria de Fotos

  • Canarana
  • Canarana
  • Canarana
  • Canarana
  • Canarana
  • Canarana
HISTÓRICO

O nome de Canarana foi escolhido por Norberto Schwantes, um pastor luterano, gaúcho de Carazinho, por ocasião da elaboração do anteprojeto que criaria o núcleo de colonização, em 1972. Schwantes foi um idealizador e muito se deve ao seu trabalho pioneiro.

A melhor forma de traduzir o significado do nome de Canarana é transcrever um trecho do livro Uma Cruz em Terranova, escrito pelo próprio Schwantes, em seus últimos dias de vida "...Voltei ao Rio, onde Bertoni e Orlando trabalhavam na elaboração do anteprojeto, que já estava quase pronto. Aí, Orlando me perguntou: Como vamos chamá-lo? Só então me dei conta de que o projeto precisava de um nome. Pensei em nomes de grandes homens, mas eu não conhecia muito bem nossos heróis nacionais. Nome de santo é que não seria. Então, pensei na flora amazônica e pedi que me fizesse imediatamente uma relação dos nomes de plantas típicas da região... gostei de nomes como buriti, açai, etc. Mas, de repente, um me chamou atenção: Canarana. Que é isso? - É um famoso capim da Amazônia, aliás o mais famoso. Gostei do nome, pois lembrava Canaã, a Terra Prometida. Toda aquela aventura já tinha um nome: Projeto Canarana...".

O município foi criado em 26 de dezembro de 1979, através da Lei Estadual nº 4.165. O pastor Norberto Schwantes, fundador de Canarana, faleceu a 17 de setembro de 1988.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 09/04/2008

Fonte: www.seplan.mt.gov.br