Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 20 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Cidades / Campo Verde

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.campoverde.mt.gov.br/

População / Population / Población: 31.612 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 4.811,70 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 131 Km

Limites / Borders / Límites: Nova Brasilâsilândia, Primavera do Leste, Poxoréo, Dom Aquino,Jaciara, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães e Cuiabá.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Campo-verdenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 4 de Julho

Prefeito / Mayor / Alcalde: Alexandre Lopes de Oliveira 2021-2024

CEP / ZIP: 78840-000

Galeria de Fotos

  • Campo Verde
  • Campo Verde
  • Campo Verde
  • Campo Verde
  • Campo Verde
  • Campo Verde
HISTÓRICO

Antes de ser criada a cidade de Campo Verde, os pontos de maior referência do território do município eram as localidades de Capim Branco ou Cel. Ponce e Burity dos Borges, propriedade da família Borges Fernandes, cujo patriarca chegou à região, vindo com familiares, da cidade mineira de Uberaba, em fins do século XIX.

O sítio de Campo Verde tem história antiga, que se mistura com ações desenvolvidas pelo Marechal Rondon e pela Coluna Prestes. O primeiro a se instalar no local onde hoje é o sítio urbano de Campo Verde foi o sr. Duca, com um pequeno comércio, um "bolicho", berço da futura cidade. Com a chegada da família Côcco, em 1966, vinda do sul do país, o sr. Duca mudou-se do lugar.

Em 1974, chegou à região o sr. Otávio Eckert, que fundou a Fazenda Campo Real e abriu o Posto Paraná, às margens da BR-070. Eckert situou-se no local da futura Campo Verde e anteviu o surgimento de uma cidade naquela região. Em suas terras fez surgir o loteamento Campo Real.

Com a sugestão da alteração do nome de Campo Real para Campo Verde, realizou-se um plebiscito no qual este nome teve a aprovação da comunidade. A opção pela denominação Campo Verde se deve aos extensos campos que ocupam a região, totalmente plantados com a soja formando um imenso tapete verde. Esta monocultura foi trazida pelos colonos do sul do país e se valeu da topografia e terras favoráveis ao seu cultivo.

O município foi criado em 04 de julho de 1988, pela Lei nº 5.314.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 01/10/2007

Fonte: www.seplan.mt.gov.br