Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 15 de Julho de 2.019

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Clique

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Campinápolis

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.campinapolis.mt.gov.br/

População / Population / Población: 14.222 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 5.774,0 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 658 Km

Limites / Borders / Límites: Novo São Joaquim, Paranatinga, Santo Antônio do Leste, Gaúcha do Norte, Nova Xavantina, Água Boa, Canarana.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Campinapolenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 13 de Maio

Prefeito / Mayor / Alcalde: Jeovan Faria

CEP / ZIP: 78630-000

HISTÓRICO

A primeira denominação da localidade foi Vila Jatobá. O municipio foi inicalmente povoado por José de Souza Brito, Pedro Alves Pereira, Satil Gonçalves, Zico Alves Pereira, Alvarino, Firmino dos Santos Lima, Arnálio Modesto e outros grandes representantes que posteriormente ocasionarão a fundação.

Neste período as ruas foram medidas na corda e braço e os lotes distribuidos. No ano de 1974, já existia a estrada que vai de Nova Xavantina até a entrada da Fazenda Cristalina, a aproximadamente 15 kms da cidade. Dali para a frente descortinava-se apenas a mata, o cerrado pesado e ao fundo a subida íngreme da Serra do Roncador.

Os colonos produtores eram posseiros vindos de duas grandes áreas de terra escrituradas, sendo uma da viúva Estephânia Brawn e a outra do sr. Keller, ambas de 25 mil ha. cada. Assim surgiu a Vila Jatobá. A primeira missa foi rezada em 13 de maio de 1975 pelo pe. Arante.

No dia 13 de maio de 1980, Vila Jatobá foi elevada à categoria de distrito de Nova Xavantina, sua denominação alterada para Campinápolis.

Segundo relato oficial da prefeitura municipal, a denominação Campinápolis provém da união dos termos Campinas de Goiânia e Anápolis, em homenagem a algumas famílias oriundas dessas duas localidades no Estado de Goiás. Anápolis é município antigo, ao passo que Campinas de Goiânia é um bairro da cidade de Goiânia, ponto inicial da ocupação da capital goiana.

O município foi criado em 13 de maio de 1986, pela Lei nº 4.994.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 09/04/2008

Fonte: www.seplan.mt.gov.br