Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 16 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Barra do Bugres

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.barradobugres.mt.gov.br

População / Population / Población: 31.058habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 7.186,70 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 168 Km

Limites / Borders / Límites: Tangará da Serra, Nova Olímpia, Porto Estrela, Lambari d'Oeste, Alto Paraguai, Cáceres, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Jauru, Rosário Oeste, Vale de São Domingos, Araputanga.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Barra-bugrense

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 31 de Dezembro

Prefeito / Mayor / Alcalde: Divino Henrique Rodrigues dos Santos 2021-2024

CEP / ZIP: 78390-000

Galeria de Fotos

  • Barra do Bugres
  • Barra do Bugres
  • Barra do Bugres
  • Barra do Bugres
  • Barra do Bugres
  • Barra do Bugres
HISTÓRICO

Barra do Bugres localiza-se a Noroeste da Capital, dela distando 155 quilômetros e 137 via aérea e está a 129m acima do nível do mar.

O clima é tropical quente e sub-úmido com precipitação média anual em torno de 1.800 mm.

Com uma população estimada em torno dos 30 mil habitantes, é composta em sua maioria por imigrantes vindos de outros estados como: São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais e Goiás. Hoje já mesclaram o quadro Alagoas e Paraíba.

O relevo do município é caracterizado por possui grandes extensões de planícies, às vezes levemente onduladas.
Ocorre na região vários tipos de solos, dentre os quais citam-se areias quartzosas, latossolos, combissolos, gley húmicos e poucos húmico.

A vegetação no município apresenta uma situação bastante interessante, alternância dos seus vários domínios, ou seja, de cerrados, de matas tropical dos cocais, de campos cerrados e de matas de transição.

Barra do Bugres é rico em nascentes de córregos, sendo os mais importantes o Rio Paraguai, Rio Sepotuba, seguindo os Rios: Rio Branco, Vermelhinho, Bracinho, Bugres, Jauquara, Juba(com potencial hidroelétrico), Queimado e Rio do Sangue, além de vários outros córregos de menor importância, todos eles piscosos.

A educação, o comércio e o setor industrial são de grande importância para Barra do Bugres.

A UNEMAT oferecendo 6 cursos concorridos, trouxe mudança no quadro populacional, jovens de todo o estado e também do país para cá se mudam todos os anos.

O comércio não deixa nada a desejar comparada aos municípios de seu potencial.

As indústrias são de importância fundamental no progresso de uma cidade, Barra já conta bem desenvolvida neste setor, contando com serrarias, marcenarias(fábrica de móveis e carrocerias), máquinas de beneficiamento de arroz, metalúrgica, serralharias, indústria de cerâmica (tijolos, lajotas e telhas), gráfica, Usina de álcool, açúcar e biodiesel. Conta também com micro empresas (em sua maioria, fundo de quintal) de sacolas plásticas, biscoitos, cortinas, velas, fumo, iogurte, farinheira e ração.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data da Publicação: 18/01/2008.

Fonte: www.barradobugres.mt.gov.br