Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 18 de Março de 2.019

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

SHOWS

DATA: 15/03 - SEXTA LUCAS DO RIO VERDE - MT CLUBE DO IDOSO DATA: 16/03 - SÁBADO SINOP - MT RANCHO DO CRIADOR

Clique

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Barão de Melgaço

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.baraodemelgaco.mt.gov.br/

População / Population / Población: 7.591habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 11.219,80 Km²

Distâncias / Distance / Distancias: 113 Km

Limites / Borders / Límites: Municípios de Santo Antônio de Leverger, Itiquira, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e o Estado de Mato Grosso do Sul.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Melgacenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 12 de Dezembro

Prefeito / Mayor / Alcalde: Elvio de Souza Queiroz

CEP / ZIP: 78190-000

Galeria de Fotos

  • Barão de Melgaço
  • Barão de Melgaço
  • Barão de Melgaço
  • Barão de Melgaço
  • Barão de Melgaço
  • Barão de Melgaço
HISTÓRICO

O primeiro nome da localidade foi Melgaço. A denominação Barão de Melgaço deve-se ao título honorífico dado ao almirante Augusto João Manoel Leverger - o Barão de Melgaço, por seus atos heróicos e suas qualidades como homem, militar e Presidente da Província de Mato Grosso.

O almirante Leverger notabilizou-se ao mandar erigir uma trincheira fortificada nas colinas de Melgaço, no período da Guerra do Paraguai, à margem do Rio Cuiabá, para conter tropas paraguaias que estariam para invadir a capital mato-grossense. Não ocorreu a invasão, mas houve a movimentação militar levergeriana de resistência.

Quando o almirante Augusto Leverger foi receber o título de barão, pairavam dúvidas sobre o significado do termo Melgaço. Solicitou ao francês Boulanger, seu patrício e hábil projetista, a execução de um brasão e um diploma que lhe honrasse o título recebido. Em trecho da carta enviada com esse propósito, nos diz o Barão de próprio punho "...peço a V. Ex. o obséquio de tratar da obtenção do diploma, brasão, etc., pois não tenho tempo nem facilidade de imaginar coisa alguma a este respeito. Ministrar-lhe-ei as seguinte verídicas informações. Não sei a significação nem a etimologia de Melgaço. É o nome de uma série de colinas que bordam o Rio Cuiabá, distante vinte léguas ..." - Trecho do livro Leverger - o Bretão Cuiabanizado, de Virgílio Corrêa Filho.

Em 1897, foi criada a Paróquia de Melgaço. No dia 25 de março de 1902, criado o município de Melgaço encampando o de Santo Antonio do Rio Abaixo. Algum tempo depois o município foi suprimido, porém, restaurado novamente em 1938.

No dia 31 de dezembro de 1943, a Vila de Melgaço passou a denominar-se Chacororé, devido à lagoa do mesmo nome. A Lei nº 319, de 30 de setembro de 1948, alterou novamente a denominação para Barão de Melgaço. O município foi criado em 12 de dezembro de 1953, através da nº 690.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 23/01/2008

Fonte: www.seplan.mt.gov.br