Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 29 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Poxoréo

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.poxoreu.mt.gov.br/

População / Population / Población: 17.602habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 6.947,4 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 251 km

Limites / Borders / Límites: Primavera do Leste, Santo Antônio do Leste, Novo São Joaquim, General Carneiro, Tesouro, Guiratinga, São José do Povo, Ropndonópolis, Juscimeira, São Pedro da Cipa e Dom Aquino

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Poxorenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 26 de Outubro

Prefeito / Mayor / Alcalde: Nelson Antônio Paim 2021-2024

CEP / ZIP: 78800-000

Galeria de Fotos

  • Poxoréo
  • Poxoréo
  • Poxoréo
  • Poxoréo
  • Poxoréo
  • Poxoréo
HISTÓRICO

As origens de Poxoréo são garimpeiras. No fim do século XIX, garimpeiros procuravam infrutiferamente diamantes nas cabeceiras do Rio São Lourenço. Mas a 24 de junho de 1924, João Arenas Teixeira dirigiu-se à Fazenda Firmeza, de Antonio Barcelos, a fim de formar uma expedição ao Rio São Lourenço. Com Pedro José, José Pacífico, Antonio Diamantino, Rueda, Francisco Louzada, Félix Abadie e mais um companheiro foram examinando os cascalhos indicadores de diamante, as formas no jargão garimpeiro.

A região, já bem conhecida, apresentava rios ainda sem nomes. O primeiro diamante foi encontrado no dia 29 de junho e por isso deram o nome de São Pedro ao córrego. A notícia do diamante se espalhou e a região dos córregos São Paulo, Pombas, Sete, São Pedro sentiu a corrida garimpeira. A corrutela maior foi a de São Pedro.

Em 1927 ocorreu incêndio desolador em São Pedro e os garimpeiros mudaram-se para o sopé do Morro da Mesa, a 30 quilômetros da região explorada até então, às margens do Rio Poxoréu. Assentaram-se os começos de Poxoréu.

A primeira denominação do lugar foi Morro da Mesa, em referência ao exuberante morro que tem a forma de mesa talhada em arenito triássico. Posteriormente o nome foi alterado para Poxoréu. A denominação, de certa forma, foi uma homenagem ao povo boróro.

Poxoréo tornou-se lugar de referência na região, ponto de escala de avião na rota Cuiabá-Goiás. O município de Poxoréo foi criado em 05 de março de 1939, através dos Decretos-Lei nº 145 e nº 208.

Inicialmente dizia-se Poxorêu, com pronúncia fechada. No entanto, o povo habituou-se com a pronúncia aberta Poxoréu. Mais tarde, um estudo de numerologia, executado a pedido do prefeito Lindberg Nunes Rocha, em seu segundo mandato, determinou a mudança da grafia para Poxoréo, através da Lei Municipal nº 01, de 7 de julho de 1968.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 07/06/2008

Fonte:
www.seplan.mt.gov.br