Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 28 de Março de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / Primavera do Leste

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.primaveradoleste.mt.gov.br/

População / Population / Población: 52.114 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 5.491,8 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 230 km

Limites / Borders / Límites: Poxoréo, Dom Aquino, Campo Verde, Planalto da Serra, Brasilândia, Paranatinga e Santo Antônio do Leste

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Primaverenses-do-Leste

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 13 de Maio

Prefeito / Mayor / Alcalde: Leonardo Tadeu Bortolin 2021-2024

CEP / ZIP: 78850-000

Galeria de Fotos

  • Primavera do Leste
  • Primavera do Leste
  • Primavera do Leste
  • Primavera do Leste
  • Primavera do Leste
  • Primavera do Leste
HISTÓRICO

A extensa área do município era atravessada por tropeiros da região do Rio Paranatinga em demanda a Goiás.
O desenvolvimento de toda a região foi calcado na ajuda recíproca dos colonos. Faltavam estradas, armazéns, financiamentos, e tudo o mais que se necessitasse.

No início o Banco do Brasil negava-se a financiar projetos agrícolas, alegando serem as terras impróprias. Anos depois, percebeu o erro técnico e iniciou o investimento na agricultura regional.

O moderno movimento colonizador da cidade de Primavera do Leste foi idealizado e executado pelo dr. Edgard Cosentino, um advogado paulista que chegou à região no início dos anos setenta.

O nome do emprendimento foi sugerido pela professora Lilian Maria Ometto Cosentino, esposa do dr. Edgard. Sendo, o empreendedor colocou uma placa no entroncamento da BR-070 com a MT-130, com os dizeres "Brevemente aqui Cidade Primavera". Esta placa foi bastante fotografada pelas pessoas ali passavam.

Após o nome ter sido escolhido, iniciou-se a abertura das ruas, colocação de postes, e estruturou-se a localidade. O marco da fundação da Cidade Primavera, primeiro nome com que ficou conhecido o município. No dia 26 de setembro de 1979, poucos dias após o início da primavera.
O município foi criado em 13 de maio de 1986, através da Lei Estadual nº 5.014. Nesta ocasião foram apresentadas inúmeras sugestões para denominar o novo município, dentre as quais Nova Primavera e Alto Primavera. Prevaleceu mesmo o nome Primavera do Leste.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 04/09/2007

Fonte:
www.seplan.mt.gov.br