Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 16 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Cidades / São Félix do Araguaia

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.saofelixdoaraguaia.mt.gov.br/

População / Population / Población: 10.531 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 18.412 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 1.159 km

Limites / Borders / Límites: Alto da Boa Vista, Serra Dourada, Novo Santo Antônio, Querência, Feliz Natal, Marcelândia, São José do Xingu, Canabrava do Norte, Luciara e Estado de Goiás

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: São-felixense

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 13 de Maio

Prefeito / Mayor / Alcalde: Janailza Taveira 2021-2024

CEP / ZIP: 78670-000

Galeria de Fotos

  • São Félix do Araguaia
  • São Félix do Araguaia
  • São Félix do Araguaia
  • São Félix do Araguaia
  • São Félix do Araguaia
  • São Félix do Araguaia
HISTÓRICO

A efetiva colonização da região de São Félix do Araguaia ocorreu no início da década de quarenta, no tempo da Marcha para o Oeste, com Getúlio Vargas presidente.

A denominação de São Félix foi dada no dia 20 de novembro de 1942, por ocasião da visita do bispo D. Sebastião Thomas Câmara ao incipiente povoado.

A invocação a São Félix provinha do sofrimento do povo na conquista de uma terra povoada por nações indígenas, região de tensão social. Tomaram São Félix por padroeiro, acreditando que os protegeria contra os índios xavánte, que habitavam a região e faziam incursões sobre o nascente povoado, pois não admitiam a ocupação de seu território.

Na margem direita do Rio Araguaia, vivia o pacífico povo indígena Karajá. Com a descida do povo Xavánte para o sul, a partir de 1945, registrou-se maior tranquilidade entre os colonos.

A Lei nº 163, de 25 de outubro de 1948, criou o distrito de São Félix, com território vinculado ao município de Barra do Garças.

Em 1963, uma lei propôs a criação do município, tendo sido vetada pelo executivo estadual. Em 13 de maio de 1976, através da Lei Estadual nº 3.689, foi criado o município de São Félix do Araguaia.

O termo "Araguaia", de origem geográfica, foi incorporado para distinguir o município mato-grossense de outro com a mesma denominação, no Estado da Bahia.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 10/06/2008

Fonte:
www.seplan.mt.gov.br