Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 25 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

INSCRIÇÃO

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Prev Next

Cidades / São José do Xingu

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: https://www.saojosedoxingu.mt.gov.br/

População / Population / Población: 5.267habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 7.592 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 1.158 km

Limites / Borders / Límites: Peixoto de Azevedo, Marcelândia, São Félix do Araguaia, Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, Confresa, Vila Rica e Santa Cruz do Xingu.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Xinguenses ou São-joseenses-do-xingu

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 19 de Março

Prefeito / Mayor / Alcalde: Sandro Jose Luz Costa

CEP / ZIP: 78663-000

Galeria de Fotos

  • São José do Xingu
  • São José do Xingu
  • São José do Xingu
  • São José do Xingu
  • São José do Xingu
  • São José do Xingu
HISTÓRICO

A colonização do núcleo que deu origem ao município de São José do Xingu deu-se a partir da fixação da nova fronteira agrícola brasileira, o Estado de Mato Grosso, na década de setenta. Os incentivos fiscais permitiram que novas áreas fossem povoadas, aumentando o contingente populacional estadual e criando novas unidades de colonização.

O núcleo original de povoamento surgiu na Fazenda Bang Bang, do sr. Maurin, de Goiânia, que tinha este nome em função dos inúmeros casos resolvidos à bala.

Consta na história oral pelos mais antigos moradores que qualquer pendenga se resolvia em tiros. Lembrava os filmes de "bang-bang" - daí o nome que se deu ao lugar: Povoado do Bang Bang.

Com o passar dos tempos a comunidade incorporou o nome do santo, ficando São José do Bang Bang. Não ficava bem o nome do orago ao lado de lembranças desagradáveis que a palavra "bang-bang" sugeria.

No início da década de noventa optou-se pela alteração da denominação. Em 20 de dezembro de 1991, através da Lei Estadual nº 5.904, foi criado o município de São José do Xingu.

A comunidade optou por deixar o nome do santo protetor no nome da localidade, São José e acrescentar "do Xingu", em homenagem ao Rio Xingu, que passa a 42 quilômetros da sede municipal e ao Parque Nacional do Xingu, que faz divisa com o município.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 10/06/2008

Fonte:
www.seplan.mt.gov.br