Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 25 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Cidades / São José dos Quatro Marcos

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.saojosedosquatromarcos.mt.gov.br/

População / Population / Población: 18.963habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 1.285,2 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 315 km

Limites / Borders / Límites: Araputanga, Rio Branco, Mirassol d' Oeste, Indiavaí, Figueirópolis d' Oeste, Lambari d' Oeste e Glória d' Oeste.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Quatro-marquenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 15 de Junho

Prefeito / Mayor / Alcalde: Jamis Silva 2021-2024

CEP / ZIP: 78285-000

Galeria de Fotos

  • São José dos Quatro Marcos
  • São José dos Quatro Marcos
  • São José dos Quatro Marcos
  • São José dos Quatro Marcos
  • São José dos Quatro Marcos
  • São José dos Quatro Marcos
HISTÓRICO

As origens do município vêm dos projetos de colonização implantados por particulares. Em 1962, Zeferino José de Matos adquiriu extensa área de terras da Imobiliária Mirassol, tornando-se o grande pioneiro do lugar.

Da batida rudimentar do facão e da foice saiu o clareamento da mata, para logo o machado derrubar as necessárias árvores. O povoamento da localidade teve início em 1966, após doação de 1,2 alqueires de terra para formação do patrimônio.

Ainda a facão, foice e machado, assentaram Quatro Marcos no centro das medições, donde partiam quatro linhas, formando 90º entre elas. Eram dois caminhos que se cruzavam. Essas linhas correspondem, hoje em dia, às avenidas São Paulo e Dr. Guilherme Pinto Cardoso. Devido aos Quatro Marcos no centro do loteamento, o lugar tomou o nome de Quatro Marcos, sendo acrescentado, posteriormente, o nome de São José, o santo da devoção da comunidade. Desta forma a localidade tomou o nome de São José dos Quatro Marcos.

A Lei nº 3.934, de 4 de outubro de 1977, criou o distrito de São José dos Quatro Marcos. A Lei Estadual nº 4.154, de 14 de dezembro de 1979, criou o município, com a denominação simplificada para Quatro Marcos. A população, incentivada pelo padre Jorge, interviu e exigiu o nome completo, São José dos Quatro Marcos, conseguindo o objetivo através da Lei nº 4.637, de 10 de janeiro de 1984.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data da Publicação: 18/01/2008.

Fonte:
www.saojosedosquatromarcos.mt.gov.br