Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 19 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Cidades / Sorriso

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.sorriso.mt.gov.br/

População / Population / Población: 66.506 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 9.328 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 420 km

Limites / Borders / Límites: Sinop, Vera, Nova Ubiratã, Boa Esperança do Norte, Santa Rita do Trivelato, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Sorrisenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 13 de Maio

Prefeito / Mayor / Alcalde: Ari Genézio Lafin 2021-2024

CEP / ZIP: 78890-000

Galeria de Fotos

  • Sorriso
  • Sorriso
  • Sorriso
  • Sorriso
  • Sorriso
  • Sorriso
HISTÓRICO

O Nome Sorriso queria dizer, nos primeiros tempos de ocupação, um novo empreendimento, de futuro feliz, com bases numa natureza rica e de vitória. O principal colonizador foi o catarinense Claudino Francio, em 1977, dirigindo a Colonizadora Feliz, fundou o povoado de Sorriso, que se tornou município a 13 de maio de 1986. Claudino Francio faleceu em 30 de julho de 1999, no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava hospitalizado em decorrência de um acidente automobilístico. Seu corpo foi enterrado na cidade que fundou e ajudou a se firmar como uma das mais promissoras do Estado de Mato Grosso.

Sobre a origem do nome, a versão oficial é que o termo Sorriso foi dado por todos que gostavam do lugar e ali residiam. Mais precisamente por um grupo de pioneiros que, assentados à beira do Rio Lira, conversavam entre si. Concluíram que, mesmo diante de tanto trabalho a realizar, ter sempre um sorriso nos lábios, seria um grande incentivo à permanência na luta do dia a dia. Seria então Sorriso o nome ideal para aquela terra, pois transmitia alegria, inspirava otimismo e confiança.

A maioria dos colonizadores eram de origem italiana. E viviam em forma de entre-ajuda, em estreita comunidade. Também se formou uma pilhéria italiana. Diante dos primeiros plantios, o italiano dizia; "oh...só rizzo", pois arroz em italiano se diz rizzo, esta "estória" me foi contada pelo próprio Claudino Francio em 1992.

Posteriormente a colonização Sorriso se tornou distrito. Pela Lei Estadual nº 4.278, de 26 de novembro de 1980, com território jurisdicionado ao município de Nobres. O município de Sorriso foi criado através da Lei Estadual nº 5.002, de 13 de maio de 1986.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 30/03/2007

Fonte:
www.sorriso.mt.gov.br