Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 18 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Cidades / Santa Cruz do Xingu

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: https://santacruzdoxingu.mt.gov.br/

População / Population / Población: 1.899 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 5.549,8 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 1.230 km

Limites / Borders / Límites: Vila Rica, Confresa, São José do Xingu e Peixoto de Azevedo e o Estado do Pará

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Santa-cruzenses-do-xingu ou Xinguenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 28 de Dezembro

Prefeito / Mayor / Alcalde: Joraildes Soares de Sousa (Jo) 2021-2024

CEP / ZIP: 78664-000

HISTÓRICO

Origem Histórica - O núcleo que deu origem ao atual município foi a Agrovila Santa Cruz do Xingu, fundada por Geraldo de Andrade Carvalho, que dirigia a COREBRASA - Colonizadora e Representações do Brasil S/A.

O colonizador de Santa Cruz do Xingu faleceu em 1988, deixando seu filho, o advogado Geraldo de Andrade Carvalho Jr. à frente do empreendimento sendo que a tarefa de colonizar a Agrovila foi coroada de êxito. Com a vinda de inúmeras famílias à região tornou-se necessário um trabalho político com vistas à emancipação da localidade, que estava jurisdicionada ao município de Luciara e posteriormente ao de São José do Xingu.

Em 1998 o presidente da COREBRASA, dr. Geraldo de Andrade Carvalho Jr., enviou ofício ao deputado José Lacerda "...objetivando complementar o processo de criação do município de Santa Cruz do Xingu". Outro fator positivo da empresa colonizadora foi a disposição de de ceder imóveis sob forma de locação para a instalação do fórum, delegacia de polícia, câmara e prefeitura municipal.

O município foi criado através da Lei Estadual nº 7.232, de autoria do deputado Humberto Bosaipo e território desmembrado de São José do Xingu. Quando apresentou o Projeto de Lei para criação do município, o deputado Bosaipo valeu-se da seguinte justificativa "...a região do Rio Xingu é considerada sem a menor sombra de dúvida uma das mais promissoras de nosso Estado, com uma riqueza ímpar em extrativismo vegetal, agricultura e criação de gado de corte. O presente projeto de lei é objeto de concenso entre as lideranças políticas e comunitárias do município mãe, sendo que sua aprovação será um grande impulso para o desenvolvimento regional". Nas eleições de 03 de outubro de 2000, foi eleito como primeiro prefeito da cidade o sr. Carlos Roberto Rempel.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 15/12/2008

Fonte:
www.seplan.mt.gov.br