Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 26 de Maio de 2.019

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

Clique

Prev Next

Cidades / Tapurah

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.tapurah.mt.gov.br/

População / Population / Población: 10.390 habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 11.645,1 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 415 km

Limites / Borders / Límites: Itanhagá, Ipiranga do Norte, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Nova Maringá.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Tapurahenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 04 de Julho

Prefeito / Mayor / Alcalde: Luiz Eickhoff

CEP / ZIP: 78573-000

Galeria de Fotos

  • Tapurah
  • Tapurah
  • Tapurah
  • Tapurah
  • Tapurah
  • Tapurah
HISTÓRICO

O município de Tapurah, localizado na região Norte de Mato Grosso, registrou um aumento de 284,46% no seu Produto Interno Bruto (PIB), graças a produção de soja. A marca é quase três vezes mais que o aumento registrado no Estado, na ordem de 52,88% do PIB de todo o Estado entre 1999 e 2002. A informação é do ministro Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, ao participar da 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Informação, em Brasília. Ele defendeu a tese de que sem abertura comercial o agronegócio não se manterá como a locomotiva da economia brasileira.

Com uma população superior a 11 mil habitantes, é um dos municípios novos de Mato Grosso. Ele foi criado em 1988, através da Lei 5.316. A cidade nasceu como muitas outras no Estado: fruto da colonização. A sede do município está localizada a 387 quilômetros de Cuiabá. Tapurah tem 11,8 mil quilômetros quadrados. Entre 96 e 2000, o município registrou uma taxa de crescimento na ordem de 6.87%, sendo que a taxa de urbanização, em 2000, chegou a 36,47%. A base da economia está na produção de soja

O nome Tapurah se deve a José Tapurá, chefe da tribo indígena Irantxe. Este cacique participou ativamente do primeiro encontro do povo Irantxe do Rio Cravari com o povo iránxe do Escondido. Benedito Tenuta pretendeu adquirir terras do povo Irantxe do Escondido, à margem do córrego do Escondido, afluente do Rio Papagaio. No entanto, Tenuta perdeu a questão. Mas a família ficou conhecendo o cacique José Tapurá. O chefe indígena deixou a região do Cravari e passou a viver com o povo do Escondido.

Além da Tapurah, o ministro citou na Bahia, Estado que cresceu 47,72% neste período, o município de São Desidério que cresceu 159,24%, também com o cultivo de soja. Em São Paulo, o aumento do plantio de cana-de-açúcar levou o município de Matão a registrar um crescimento de 166,39% do PIB, contra 28,76% em todo o Estado.

Para um setor que propala a crise, o ministro apresentou dados que mostram o bom desempenho do agronegócio. Destacou que a balança comercial do setor é superavitário, com R$ 37,2 bilhões de saldo positivo entre novembro de 2004 e outubro de 2005. As exportações do agronegócio chegaram a US$ 42,2 bilhões no período.


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM
Data de publicação: 11/06/2008

Fonte:
www.seplan.mt.gov.br