Coisas de Mato Grosso

Cuiabá, 24 de Abril de 2.024

Preencha os dados e assine nossa Newsletter:

Newsletter

Conheça Mato Grosso!

Saiba mais sobre Mato Grosso e suas cidades.

INSCRIÇÃO

Prev Next

Cidades / Terra Nova do Norte

Informações

Site Oficial / Official Site / Sitio Oficial: http://www.terranovadonorte.mt.gov.br/

População / Population / Población: 11.302habitantes (IBGE/2010)

Área / Area / Área: 2.311,7 km²

Distâncias / Distance / Distancias: 675 km

Limites / Borders / Límites: Colíder, Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo, Matupá e Nova Guarita.

Denominação dos Habitantes / Name of Inhabitants / Nombre de los Habitantes: Terra-novenses

Aniversário do Município / Anniversary of the City / El nacimiento de la ciudad de: 13 de Maio

Prefeito / Mayor / Alcalde: Pascoal Alberton 2021-2024

CEP / ZIP: 78505-000

HISTÓRICO

Expulsos das terras indígenas Kaingang, os posseiros foram atendidos pelo Estado de Rio Grande do Sul, juntamente com o governo federal, em 1978. A solução encontrada foi levar os desabrigados para a região do futuro município de Terra Nova do Norte, em Mato Grosso.

O trabalho de abertura prévia da região, preparação das infra-estruturas e transporte nos primeiros dias foi confiado à Cooperativa Agrária de Canarana, com sede em Canarana.

O primeiro contato do Pastor Norberto Schwantes com a área foi via aérea com o comandante Antônio Carlos Capelari, pilotando a aeronave bimotora aztec de prefixo PT-BJW - do táxi aéreo Canário - base Brasília.O vôo foi de Brasília para o centro da área e depois sobrevoo do perímetro da gleba, e aterrizagem em ITAUBA na estrada Cuiabá-Santarém.O referido comandante pode ser alcançado no endereço "accapelari@bol.com.br". Neste primeiro vôo só estavam à bordo o comandante Capelari e o Pastor Norberto com o mapa da gleba a ser sobrevoada.

Foram destinados 435 mil hectares de terras para os assentamentos. A Coopercana abriu 1.062 lotes em 9 agrovilas.
O pastor luterano Norberto Schwantes utilizou de um eficiente serviço de orientação aos colonos, dispondo de equipe técnica em agropecuária.

Mas a privacidade do lugar de abertura e o clima ainda estranho dificultaram os primeiros dias de imigração, tumultuada pela pressa do socorro. A Br163, única via de acesso, se encontrava então em fase de abertura.
O núcleo central de novidade dos assentamentos tomou a denominação de “Terra Nova”, para mostrar o ambiente de novidade dos assentamentos: a região amazônica. Era uma descoberta que se processava.

O termo “Norte” servia para distinguir a cidade nova, em formação, de outros municípios já criados nos Estados de Pernambuco e Bahia.

Mas, apareceu ouro na nova terra. Os garimpos desmantelaram as frágeis estruturas colonizadoras ainda em fase de montagem. É notória a desorganização garimpeira. A malária ceifou vidas de forma avassaladora. Em 1981, a agrovila Esteio ficou reduzida a 16 famílias, e a 3 a de Xanxarê.

No entanto, novas levas de colonos foram chegando e a experiência foi ensinando a viver.

O município de Terra Nova do Norte foi criado em 13 de maio de1986, através da Lei Estadual nº 4.995, com território desmembrado do município de Colíder.

Fonte:
www.terranovadonorte.mt.gov.br